Pular para o conteúdo
Política

Moradores de Sidrolândia vêm a Campo Grande pedir ‘fora Vanda’ durante manifestações

Com faixas, a população faz um protesto contra a chefe do Executivo após os escândalos envolvendo corrupção
Anna Gomes -
(Leitor Midiamax)

Moradores de , realizaram uma manifestação contra a prefeita da cidade, Vanda Camilo (PP), na manhã desta quarta-feira (24), no centro de . Com faixas, a população faz um protesto contra a Chefe do Executivo após os escândalos envolvendo corrupção na cidade distante 70 quilômetros da Capital.

Os manifestantes também participaram da sessão da Câmara de Sidrolândia. No encontro, realizado nesta terça-feira (23), os vereadores não chegaram a convocar membros para compor a comissão processante instaurada contra Vanda Camilo.

“O pessoal da base quer um tempo maior para poder decidir. E como a base é maioria, querem um prazo maior para indicar os membros, decidir quem vai investigar a prefeita”, disse o autor do pedido de investigação, vereador Enelvo Felini Júnior (PSDB).

Os vereadores devem indicar os membros durante a semana.

Investigação

Por 12 votos a favor e um contrário, do vereador Gabriel Auto Car, citado nas investigações da Operação Tromper, a Câmara de Sidrolândia, abriu nesta terça-feira (23) uma investigação contra a prefeita Vanda.

Agora, os vereadores vão definir quem deve compor a Comissão Processante, que pode cassar o mandato da prefeita. Ao Jornal Midiamax, membros da oposição disseram que a abertura da investigação serve apenas para amenizar os ânimos da população local.

“Não vão cumprir o papel de legisladores, não vai dar em nada. A maioria é base da prefeita, não vão condená-la. A gente espera que a investigação na Justiça faça algo, porque aqui é só deboche com a população”, comentou.

A foi acionada para acompanhar a sessão nesta terça-feira na Casa. Antes da votação, o presidente da Câmara, Otacir Figueiredo, o Gringo (PP), disse que ele e a prefeita Vanda Camilo (PP) estavam ‘muito tranquilos’ com o pedido de abertura de uma comissão processante a ser votado.

Vereador preso

Vereador de Campo Grande, Claudinho Serra (PSDB) foi preso após mandado de prisão autorizado pela Justiça por suspeitas de esquema de corrupção, durante a terceira fase da Operação Tromper.

O parlamentar é ex-secretário de Fazenda, Tributação e Gestão Estratégica de Sidrolândia e genro da prefeita Vanda Camilo.

Ele foi um dos oito alvos de prisão da operação, comandada pelo Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção), com apoio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e da Polícia Militar, que apura corrupção na prefeitura de Sidrolândia.

Foram cumpridos também 28 mandados de busca e apreensão por suspeita de corrupção em contratos de asfalto, segundo divulgou o MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul).

A investigação, tocada pela 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Sidrolândia, ratificou a efetiva existência de uma organização criminosa voltada a fraudes em licitações e contratos administrativos com a Prefeitura Municipal de Sidrolândia, bem como o pagamento de propina a agentes públicos municipais.

Também foi identificada nova ramificação da organização criminosa, atuante no ramo de engenharia e pavimentação asfáltica. Os contratos já identificados e objetos da investigação alcançam o montante aproximado de R$ 15 milhões.

A operação contou com o apoio operacional do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), do e da da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, além da assessoria militar do MPMS.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados