Manifestantes negros acusam Ciro de fugir de protesto em MS

Manifestantes negros em Mato Grosso do Sul acusaram o candidato da Frente Trabalhista (PPS/PDT/PTB) à Presidência da República , Ciro Gomes, de ter se livrado de um protesto ontem à noite em Campo Grande. Cerca de 100 afro-descentes com faixas e camisetas relacionados à questão racial aguardavam o candidato da Frente Trabalhista na saída principal […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Manifestantes negros em Mato Grosso do Sul acusaram o candidato da Frente Trabalhista (PPS/PDT/PTB) à Presidência da República , Ciro Gomes, de ter se livrado de um protesto ontem à noite em Campo Grande. Cerca de 100 afro-descentes com faixas e camisetas relacionados à questão racial aguardavam o candidato da Frente Trabalhista na saída principal do Aeroporto Internacional, mas foi montado esquema para que o presidenciável saísse sem passar pelo ato.

“É sintomático que ele tenha escapado à nossa manifestação”, criticou o presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento e Defesa dos Direitos do Negro em Mato Grosso do Sul (Cedine), Aleixo Paraguassu Netto. “O Ciro fugiu, mas o recado foi dado”, gritavam os ativistas.

Enquanto parte da equipe contratada para dar apoio a Ciro “encenava”, se preparando para formar um cordão, dando a entender que ele sairia normalmente do aeroporto, o candidato desembarcou num hangar e seguiu num carro para o comício que aconteceu na área central da capital de Mato Grosso do Sul.

Os afro-descentes, através do Conselho Estadual de Desenvolvimento e Defesa dos Direitos do Negro (Cedine), tinham preparado um documento com dados sobre a situação da população negra no Brasil. O documento fala que no item população negra, não contempla os eixos principais das aspirações do movimento social que congrega os ativistas afro-brasileiros”.

O coordenador da campanha de Ciro em Mato Grosso do Sul, Fausto Matto Grosso, disse que seu candidato não fugiu da manifestação. Segundo Matto Grosso, havia sido combinado que o presidente do Cedine, Aleixo Paraguassu Netto, entregaria o documento no palanque, durante o comício. O coordenador da campanha de Ciro no Estado afirmou ainda que foi elaborada apenas uma primeira versão do programa de governo do presidenciável. “São benvindas todas as contribuições’, admitiu Fausto Matto Grosso.

Conteúdos relacionados