Os sul-mato-grossense Fernando Rufino, o ‘Cowboy de Aço’, Débora Benevides e Jean Panucci embarcaram rumo a Szeged, na Hungria, nesta terça-feira (7), como parte da seleção brasileira para a disputa do Campeonato Mundial de Paracanoagem.

A competição acontece entre esta quarta-feira (8) e domingo (12), no Maty-ér Regatta Course. A Confederação Brasileira de Canoagem está com um grupo de 17 atletas da paracanoagem. Segundo a CBCa, a convocação considerou e respeitou os critérios de seleção.

O campeonato contará com provas de 200m nas categorias VL1, VL2, VL3 e KL1, KL2, KL3 com a participação de 36 países. Para campeão paralímpico Fernando Rufino, a competição vai afinar os treinamentos.

“Estou muito confiante nesse ano tão importante, a responsabilidade só aumenta. Meus treinos estão intensos e o meu preparo físico está bem, então bora torcer por nós em Hungria”, diz o ‘Cowboy de Aço’.

Rufino disputa a classificatória na quinta-feira (9), assim como Débora Benevides. Jean Carlos Panucci faz o classificatório na sexta-feira (10). No sábado (11) e domingo (12) acontecem as semifinais e finais da competição.

Paralimpíadas de Paris-2024

O Brasil já tem quatro cotas paralímpicas, conquistadas no Mundial em 2023, em Duisgburg na Alemanha, nas categorias KL1M, VL2W, VL2M e VL3W. Agora o país buscará mais seis cotas neste evento.

A lista dos atletas, tanto das cotas já garantidas em 2023 como as possíveis cotas em 2024, acontecerá após os resultados do Mundial na Hungria, quando o Comitê de Paracanoagem se reúne, avalia os resultados, e define a lista oficial dos atletas.

Nos Jogos Paralímpicos Paris 2024 contará com as disputas do: KL1M, KL2M, KL3M, VL2M, VL3M, VL2W, VL3W, KL1W, KL2W e KL3W. (M – Masculino e W – Feminino). As competições serão transmitidas ao vivo pelo canal oficial da Federação Internacional de Canoagem, neste link.