Este domingo (2) é decisivo para oito que disputam o Campeonato Estadual-2023 e jogam o returno das quartas de final. Os quatro clubes que fizerem mais pontuação avançam na competição.

Dourados recebe o , no Douradão, com vantagem pois venceu a partida de ida por 2 a 0. O DAC pode até perder por 1 a 0 que ainda se classifica. Alessandro ‘Coruja' e Douglas ‘Alemão' marcaram para o clube douradense.

Já o venceu por 3 a 0 a Serc, na casa do adversário, e pode até perder por dois gols de diferença no ‘jogo de volta', no Saraivão, para avançar às semifinais. Tiaguinho, e Bruno deram vantagem ao Azulão do Vale.

Ao contrário das partidas de turno citadas acima, que acontecem no domingo (26), o sábado (25) foi de azar para os visitantes. O Operário, atual campeão estadual, perdeu para o Novo por 2 a 0 no primeiro jogo, em Sidrolândia.

Agora, com a vitória, o Novo pode perder por até um a zero no estádio das Moreninhas, em Campo Grande, no returno. Em outra partida pelo mata-mata, o venceu o por 1 a 0, no estádio Noroeste, em Aquidauana, com gol de Matheus Cabañas.

As duas equipes voltam a se enfrentar no estádio Laertão com uma pequena vantagem do Azulão da Princesa.

Resumo do turno

Critérios de desempate

No dia 2, caso o resultado combinado dos jogos de ida e volta das quartas termine em igualdade, serão usados os critérios de desempate válidos na primeira fase do Estadual, em ordem:

  1. Maior número de vitórias
  2. Maior saldo de gols
  3. Maior número de gols pró
  4. Confronto direto (exclusivo para empates entre 2 associações)
  5. Menor número de cartões vermelhos,
  6. Menor número de cartões amarelos
  7. Sorteio

Os vencedores dessa fase se encontram nas semifinais, também em jogos de ida e volta. Desta etapa, sairão os finalistas. A fase classificatória do Estadual terminou o último final de semana, sacramento os rebaixamentos do Operário de Caarapó e do Comercial para a Série B.

O Colorado vive um dos piores momentos de sua história, retornando à Série B após 16 anos. Em oito partidas na competição, perdeu seis partidas e empatou duas vezes, sem nenhuma vitória.

Já o Operário de Caarapó veio da segunda divisão de 2022 e retorna à ela em 2024 para tentar novamente subir para a elite do Estadual.

Estadual-2023

O Operário FC, de Campo Grande, é o atual campeão. Neste ano, o vencedor e o vice-campeão representarão Mato Grosso do Sul na Copa do Brasil em 2024.

Na Série D do Campeonato Brasileiro, apenas o campeão estadual tem direito à vaga no ano que vem, segundo regulamento da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).