Fim de semana foi decisivo no Campeonato Estadual-2023, com a finalização da fase de grupo e a definição dos confrontos do mata-mata, com a participação de 8 clubes. Comercial e Operário de Caarapó foram rebaixados.

Do Grupo A avançam para a próxima etapa o Costa Rica, Operário, Serc e Coxim. Da chave B seguem na competição o Dourados, Ivinhema, Novo e Aquidauanense. Por serem os primeiros das chaves, Crec, Operário, Dourados e Ivinhema têm vantagem de decidir em casa.

O mata-mata está de volta ao Estadual após 2 anos de escanteio. O sistema será em jogos de turno e returno. No próximo domingo (26), acontece a primeira parte, e no dia 2 de abril, as partidas finais.

Nos jogos de turno, o Costa Rica visita o Aquidauanense, no Estádio Noroeste, enquanto o Operário vai até Sidrolândia enfrentar o Novo. Já o Dourados joga contra o Coxim, na casa do Jaú, e a Serc recebe o Ivinhema.

Fim da Fase de Grupos

Com o fim da primeira fase, Comercial e Operário de Caaarapó acabaram rebaixados. O Colorado vive um dos piores momentos de sua história, retornando à Série B após 16 anos. Em oito partidas na competição, perdeu seis partidas e empatou duas vezes, sem nenhuma vitória.

Já o Operário de Caarapó veio da segunda divisão de 2022 e retorna à ela em 2024 para tentar novamente subir para a elite do Estadual.

Confira como finalizaram as tabelas:

Grupo A

ClubesJogosPtsGPGCSG
Costa Rica819156+9
Operário FC815138+5
Serc8131110+1
Coxim88411-7
Comercial82612-8
Pts: Pontos/ GP: Gols marcados/ GC: Gols sofridos/ SG: Saldo de Gols

Grupo B

ClubesJogosPtsGPGCSG
Dourados819115+6
Ivinhema811149+5
Novo8111110+1
Aquidauanense810915-6
Operário AC85915-6
Pts: Pontos/ GP: Gols marcados/ GC: Gols sofridos/ SG: Saldo de Gols

A última rodada terminou com clássico Comerário, onde o Galo superou o Colorado por 1 a 0, rebaixando o rival e classificando o Coxim. O Jaú, por sua vez, quebrou a invencibilidade do Costa Rica, vencendo o confronto por 1 a 0, e assegurou a classificação para o mata-mata.

Apenas cumprindo tabela, o Operário de Caarapó recebeu o Dourados e acabou perdendo por 2 a 1. Já Ivinhema e Novo, empataram em 1 a 1.

Evolução

Confira a evolução dos clubes ao decorrer da primeira fase do Estadual:

Grupo A

Grupo B

Estadual-2023

Na fase classificatória, todos se enfrentaram dentro do grupo, em turno e returno. Os quatro melhores de cada chave avançaram para as quartas de final, depois semifinal e final, com partidas de ida e volta. O pior time de cada grupo na primeira fase foi rebaixado.

O Operário FC, de Campo Grande, é o atual campeão. Neste ano, o vencedor e o vice-campeão representarão Mato Grosso do Sul na Copa do Brasil em 2024.

Na Série D do Campeonato Brasileiro, apenas o campeão estadual tem direito à vaga no ano que vem, segundo regulamento da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).