O de foi o primeiro a cair para a Série B, na edição-2023 do Campeonato Estadual , neste domingo (12), após a goleada do sobre o Aquidauanense.

O Tigre tem cinco pontos em sete jogos e só tinha chances matemáticas de ultrapassar o Azulão do Vale. Porém, com a vitória, o time de Ivinhema chega aos 10 pontos e não pode mais ser alcançado pelo Operário AC – que só tem mais um jogo a disputar na última rodada.

O clube que agora tem Caarapó como sede (antes ficava em ) garantiu a vaga na elite do estadual com a taça da Série B de 2022. O clube teve apenas uma vitória durante a primeira fase, contra o Aquidauanense.

A equipe faz seu último jogo no Estadual Série A contra o Dourados, no Carecão, no próximo domingo (19), às 15h.

Estadual 2023

Ao todo, participam 10 equipes, divididas em dois grupos na primeira fase. O grupo A tem Costa Rica, Operário de Campo Grande, Comercial, Serc (Sociedade Esportiva Recreativa Chapadão) e Coxim. Já a chave B é composta por Dourados, Aquidauanense, Operário Caarapoense, Novo e Ivinhema.

Na fase classificatória, todos se enfrentam dentro do grupo, em turno e returno. Os quatro melhores de cada chave avançam para as quartas de final, depois semifinal e final, com partidas de ida e volta. O sistema “mata-mata” volta ao Estadual após dois anos. O pior time de cada grupo na primeira fase será rebaixado.

O Operário, de Campo Grande, é o atual campeão. Neste ano, o vencedor e o vice-campeão representarão Mato Grosso do Sul na Copa do Brasil em 2024.

Na Série D do Campeonato Brasileiro, apenas o campeão estadual tem direito à vaga no ano que vem, segundo regulamento da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).