Recém-chegado na Séria A do Estadual, Operário de Caarapó é rebaixado para 2ª divisão
Tigre não pode mais alcançar adversários do Grupo B do Estadual junto com DAC, Aquidauanense, Novo e Ivinhema
Fábio Oruê –
O Operário de Caarapó foi o primeiro a cair para a Série B, na edição-2023 do Campeonato Estadual Série A, neste domingo (12), após a goleada do Ivinhema sobre o Aquidauanense.
O Tigre tem cinco pontos em sete jogos e só tinha chances matemáticas de ultrapassar o Azulão do Vale. Porém, com a vitória, o time de Ivinhema chega aos 10 pontos e não pode mais ser alcançado pelo Operário AC – que só tem mais um jogo a disputar na última rodada.
O clube que agora tem Caarapó como sede (antes ficava em Dourados) garantiu a vaga na elite do estadual com a taça da Série B de 2022. O clube teve apenas uma vitória durante a primeira fase, contra o Aquidauanense.
A equipe faz seu último jogo no Estadual Série A contra o Dourados, no Carecão, no próximo domingo (19), às 15h.
Estadual 2023
Ao todo, participam 10 equipes, divididas em dois grupos na primeira fase. O grupo A tem Costa Rica, Operário de Campo Grande, Comercial, Serc (Sociedade Esportiva Recreativa Chapadão) e Coxim. Já a chave B é composta por Dourados, Aquidauanense, Operário Caarapoense, Novo e Ivinhema.
Na fase classificatória, todos se enfrentam dentro do grupo, em turno e returno. Os quatro melhores de cada chave avançam para as quartas de final, depois semifinal e final, com partidas de ida e volta. O sistema “mata-mata” volta ao Estadual após dois anos. O pior time de cada grupo na primeira fase será rebaixado.
O Operário, de Campo Grande, é o atual campeão. Neste ano, o vencedor e o vice-campeão representarão Mato Grosso do Sul na Copa do Brasil em 2024.
Na Série D do Campeonato Brasileiro, apenas o campeão estadual tem direito à vaga no ano que vem, segundo regulamento da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.