A Canina (Associação Atlética Acadêmica UEMS) de Paranaíba foi imbatível e levou o pentacampeonato na 6ª edição do InterUEMS, que aconteceu em Campo Grande, até este domingo (11). O Parque Ayrton Senna foi o palco para os quatro dias de disputas eletrizantes.

Seja em quadra, na grama, na piscina e nas mesas, quase 700 acadêmicos de 11 unidades da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) tiveram muita disposição e suor derramado, sempre com o embalo da bateria e da torcida.

A competição reuniu 12 atléticas da UEMS entre os dias 8 e 11 de junho. A competição teve disputas em nove modalidades: basquetebol, futsal, futebol society, handebol, natação, sinuca, tênis de mesa, truco e voleibol.

interuems
Basquete (Foto: Lucas Castro/ Fundesporte)

A Atlética Canina subiu no topo do pódio em 6 dessas modalidades (Basquete Feminino e Masculino; Futebol Society Masculino; Futsal Feminino; Handebol Feminino e Masculino; Truco Masculino; e Voleibol Masculino).

O pódio geral entre as atléticas terminou com a Canina campeã, somando 109 pontos. A ADUS ficou em segundo lugar, com 92 pontos. A Nórdica fechou na terceira posição, ao atingir 68 pontos.

A competição ainda contou com a participação da Búfalos (4º), Pantazord (5º), Suprema (6º), Távola Redonda (7º), Espantagro (8º), Eclectus (9º), Bubônica (10º), Jaguaretê (11º) e Guaxa (12º).

interuems
Futebol Society (Foto: Lucas Castro/ Fundesporte)

Multiatletas

Uma das principais características de jogos interatléticas é a participação de estudantes em mais de uma modalidade. É o caso Rafael Queiroz, que cursa Direito na unidade de Campo Grande. Representando a atlética Canina, o acadêmico de 20 anos enfatiza que ser ‘multiatleta’ é fundamental para honrar as cores da agremiação.

“Treinamentos para dar o nosso melhor a cada InterUEMS, consegui entregar tudo em quadra. Com o embalo da nossa torcida, demos muito trabalho para os adversários e saímos com o título geral”, diz Rafael, que disputou basquetebol, handebol e voleibol, sendo campeão nos três esportes.

Essa foi sua segunda participação nos jogos. “Deu para sentir uma melhora muito grande na organização, nas quadras, no sistema de disputa, na alimentação. Foi diferente e isso só tem a crescer”, completa.

interuems
Sinuca (Foto: Lucas Castro/ Fundesporte)

A acadêmica Júlia Vedovato, de 22 anos, vivenciou a energia de mais um InterUEMS. Atualmente, ela preside a Távola Redonda, atlética que engloba os cursos de Letras, Geografia e Matemática, nos municípios de Cassilândia, Dourados e Jardim. A estudante resume a competição como um “desgaste gratificante”, já que são quatro dias de disputas em diversas modalidades.

“Suamos bastante e tenho a certeza que eu e meus companheiros demos o nosso máximo, nos divertimos muito e estamos felizes por representar nossa atlética em mais uma edição. Com garra, todo mundo torce para todo mundo, a gente se ajuda, se levanta e vamos voltar nos próximos anos ainda mais fortes”, relata Júlia.

InterUEMS

As atléticas arrecadaram alimentos não perecíveis, que serão destinados à CUFA (Central Única das Favelas), organização reconhecida nacionalmente, sem fins lucrativos e que atende famílias em situação de vulnerabilidade social.

“É a primeira vez que a Fundesporte abraça uma competição universitária interatléticas, ajudando na organização e oferecendo suporte técnico. O resultado foi muito positivo, nesta que foi a maior edição até hoje do InterUEMS”, salienta o diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges.

interuems
Futsal (Foto: Lucas Castro/ Fundesporte)