Ainda em busca de mais consistência na atual temporada, a Mercedes teve um bom início na segunda edição do GP de Miami, nesta sexta-feira (5), ao colocar sua de pilotos nas duas primeiras posições do primeiro treino livre.

Assim, após passarem boa parte do treino entre os piores tempos, George Russell e Lewis Hamilton terminaram como líder e vice-líder respectivamente. O tempo de Russel foi de 1min30s125.

O terceiro melhor tempo foi do monegasco Charles Leclerc, acima de Max Verstappen, líder do Mundial, que ficou em quarto após liderar o treino por um longo período. Carlos Sainz, Pierre Gasly, Fernando Alonso, Nico Hulkenberg, Esteban Ocon e Sergio Pérez completaram o top 10. Dessa forma, em Miami, Pérez tem a chance de ultrapassar o companheiro Verstappen na classificação e assumir a ponta.

Prova em Miami retomou cronograma da F1

Depois da estreia do novo formato de finais de semana com corrida sprint, em Baku, a voltou para seu cronograma tradicional nesta sexta-feira, com o primeiro treino livre em Miami. O tempo a ser batido era o de Kevin Magnussen, dono de uma volta de 1mins36s852, logo superado por Esteban Ocon e, em seguida, por , em sua primeira volta.

Não demorou, contudo, para que o heptacampeão começar a ficar para trás. Primeiro a fazer um tempo menor que 1min33s00, o britânico viu Max Verstappen anotar 1min32s465 para assumir a primeira colocação. Então, pilotos como Pérez, Leclerc, Albon e Alonso também fizeram tempos melhores que Hamilton. Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen, da Haas, superaram todos esses nomes.

Pouco antes do treino chegar à sua metade, Hulkenberg estabeleceu 1min31s932 para assumir a primeira colocação, à frente de Verstappen, em segundo, e do companheiro Magnussen, em terceiro. Com cerca de 25 minutos para o fim do treino, o atual campeão retomou a liderança ao anotar 1m31s054.

Instantes depois, Hulkenberg teve seu ótimo desempenho atrapalhado, pois perdeu o controle traseiro e bateu no muro. A bandeira vermelha foi levantada e a Haas do alemão, bastante irritado pelo ocorrido, foi retirada da pista pelos fiscais. Por fim, Verstappen diminuiu o tempo para 1min30s564. Hulkenberg, por sua vez, teve seu tempo superado por Sainz, Leclerc e Alonso. Aqui, Magnussen já era o nono.

As primeiras posições ganharam uma configuração totalmente nova nas voltas derradeiras. A Mercedes, que tinha George Russell em 18.º e Lewis Hamilton em 19.º, surpreendeu. Russel anotou 1min30s125 para tornar-se líder, seguido por Hamilton em segundo. Então, Leclerc também superou Verstappen e ficou em terceiro.