Jacques da Luz vai receber pista permanente de motocross e sedia campeonato brasileiro em 2023

Calendário esportivo de Campo Grande foi lançado nesta sexta-feira

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
parque jacques da luz motocross
Parque Jacques da Luz (Foto: Divulgação/ PMCG)

O calendário esportivo de Campo Grande de 2023 foi lançado nesta sexta-feira (24) e prevê etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross, em agosto. Para isso, o Parque Jacques da Luz vai receber uma pista permanente de motocross.

O presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo, Firmo Henrique Alves, explica sobre a qualidade e modelo da pista.

“A pista que será construída em Campo Grande é de última geração, obedecendo os padrões técnicos atualizados das normas internacionais da Federação Internacional de Motociclismo e da Confederação Brasileira de Motociclismo”, diz.

Segundo a Funesp (Fundação Municipal de Esporte), o evento de motocross tem previsão de reunir mais de 450 pilotos e atrair um público estimado em 30 mil pessoas.

A construção da pista na cidade visa proporcionar um local de treinamento para os atletas da Capital e de todo o Estado, além de proporcionar a realização da sétima etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross no dia 27 de agosto de 2023.

Além da construção da pista de motocross, o parque ainda passará por uma modernização em todo o sistema de lâmpadas. Este ano o estádio do Jacques da Luz já foi revitalizado por meio de parceria com a FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) e da iniciativa privada, na iluminação, pintura, elétrica e gramado.

Inclusive, no próximo dia 1º de março, no Jacques da Luz, o Operário de Campo Grande recebe o Operário de Ponta Grossa, em jogo da Copa do Brasil 2023.

Calendário Esportivo 2023

O calendário divulgado nesta sexta prevê ainda outros 13 eventos esportivos até outubro. Já tradicionais estão os Jogos Abertos, os Jogos dos Servidores, Jogos dos Idosos, Jogos Indígenas e Corrida do Facho.

Além disso, neste ano acontece a 2ª edição dos Jogos Eletrônicos e Taça Brasil de Futsal de Clubes, nas categorias Sub-8 e Sub-10. Já em março acontecem as seletivas escolares em diversas modalidades.

Entre maio e junho também acontecem 2ª Copa Campo Grande Futebol Society Feminina e o Campeonato Regional de Bocha Olímpica. Principal estádio de Campo Grande, o Morenão, que está em obras, não recebe nenhum evento esportivo em 2023.

Neste ano, Campo Grande já recebeu em torno de 400 judocas de todo o país para o Metting Brasileiro de Judô, além de estar em andamento o Campeonato Estadual Profissional de Futebol. No fim de semana, a Capital também realiza a 24ª edição da Copa Primeira Hora de Boxe.

Movimenta Campo Grande

O Programa Movimenta Campo Grande irá continuar com ações voltadas para o Esporte e Lazer da Comunidade; Formação e Especialização Esportiva; Campo Grande em Ação; Memória Esportiva; Formação Profissional; Infraestrutura Esportiva e o Financiamento de Projetos Esportivos.

O calendário atende todas as sete regiões do município em 92 locais de atendimentos (7 regiões urbanas e 2 distritos), com objetivo de ampliar o acesso ao esporte e lazer aos cidadãos com a oferta de atividades físicas e esportivas que contribuam nas necessidades das comunidades.

Bolsa Atleta

A efetivação do Auxílio Atleta, programam de incentivo financeiro a atletas e equipes em competições esportivas e paradesportivas continua em 2023. Os recursos financeiros são para esportistas usarem com transporte, estadia, alimentação ou pagamento de inscrição relacionada as competições.

Em 2022, o auxílio foi concedido para 33 atletas e paratletas em 9 modalidades:

modalidades
(Fonte: Funesp)

Os projetos financiados com recursos do FAE (Fundo Municipal de Esporte e Lazer), como o apoio financeiro para atletas também terão continuidade. A previsão para 2023 é fazer com que este benefício continue fortalecendo os atletas campo-grandenses.

As linhas de financiamento em 2023 serão:

Linha 1 – Requalificação e recuperação de equipamentos comunitários de esporte e lazer.
Linha 2 – Apoio a atletas e equipes em competições.
Linha 3 –  Apoio a grandes eventos esportivos.
Linha 4 – Apoio à pesquisa científica.
Linha 5 –  Formação e desenvolvimento profissional.
Linha 6 – Avaliação e planejamento das políticas públicas de esporte e lazer do município.

Conteúdos relacionados