A  Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou o adiamento de jogos do Grêmio e do Inter, pela Libertadores 2024 e pelo Campeonato Sul-Americano, respectivamente, devido ao desastre causado pelas chuvas no estado do Rio Grande do Sul. 

O Internacional enfrentaria o Real Tomayapo, da Bolívia, pela Sul-Americana nesta terça-feira (7) e, o Grêmio, entraria em campo contra o Huachipato, do Chile, pela Libertadores, na próxima quarta-feira (8).

Ainda não há definição quanto às novas datas das disputas.

Para justificar a decisão, a Conmebol explica que no dia 2 de maio o Governo do Rio Grande do Sul decretou Estado de Emergência devido às fortes chuvas que afetaram a região, especialmente a cidade de Porto Alegre.

Além disso, a nota da Conmebol destaca que 55 pessoas morreram e mais de 350 mil pessoas estão sem energia elétrica em decorrência das enchentes que afetaram todo o estado, e que o Aeroporto Internacional Salgado Filho está inundado e as operações estão suspensas.

O anúncio ainda cita que as estradas que saem de Porto Alegre e chegam ao aeroporto também se encontram afetadas e interditadas.

Por fim, a Confederação afirma: “solidarizamo-nos com todo o Estado do Rio Grande do Sul e expressamos nosso apoio à situação pela qual estão passando.”