A FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) já está recebendo as inscrições dos clubes filiados para a participação do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Profissional Série B 2023.

Conforme divulgado pela federação, os times devem apresentar os documentos até o dia 30 de março, além de ser profissional e estar quites financeiramente junto a FFMS e CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Os documentos necessários para a inscrição serão:

  • Ofício solicitando a participação.
  • Autorização de uso do estádio onde mandará seus jogos.
  • Contrato com empresa privada de segurança.
  • Contrato ou convênio que garanta a presença de ambulância com equipamentos de suporte de vida, incluindo o desfibrilador, enfermeiro e médico.
  • Contrato com Gerente de Segurança, seu currículo vitae e certificado de formação inerente ao cargo.
  • Contrato com orientador de público (1 orientador a cada 250 ingressos colocados à venda).
  • Contrato com Brigadista (1 Brigadista a cada 250 ingressos colocados à venda).
  • Laudo de Engenharia, acessibilidade e conforto (Engenheiro).
  • Laudo de Segurança (Polícia Militar).
  • Laudo de prevenção de combate a incêndio e pânico (Corpo de Bombeiros).
  • Laudo de condições sanitárias e de higiene (Vigilância Sanitária).

No ano passado, o Novo de Campo Grande e o Operário de Caarapó garantiram o acesso à Série A do Campeonato Sul-Mato-Grossense e fizeram a final do Estadual Série B, com vitória do Operário.

Estadual Série A

O Sul-Mato-Grossense Série A está prestes a começar, com partidas no próximo domingo (22), abrindo o campeonato mais importante do Futebol de MS.

Dourados e Aquidauanense abrem a rodada no Douradão, às 15h30, enquanto o Costa Rica enfrenta a Serc, no Laertão, às 16h. O estadual tem previsão de término em 30 de abril. Ao todo, participam 10 equipes, divididas em dois grupos na primeira fase.

O grupo A tem Costa Rica Esporte Clube (Costa Rica), Operário Futebol Clube (Campo Grande), Esporte Clube Comercial (Campo Grande), Sociedade Esportiva Recreativa Chapadão (Chapadão do Sul) e Coxim Atlético Clube (Coxim).

Já a chave B é composta por Dourados Atlético Clube (Dourados), Aquidauanense Futebol Clube (Aquidauana), Operário Atlético Caarapoense (Caarapó), Novo Futebol Clube (Sidrolândia) e Ivinhema Futebol Clube (Ivinhema).

Na fase classificatória, todos se enfrentam dentro do grupo, em turno e returno. Os quatro melhores de cada chave avançam para as quartas de final, depois semifinal e final, com partidas de ida e volta. O sistema “mata-mata” volta ao Estadual após dois anos. O pior time de cada grupo na primeira fase será rebaixado.

O Operário, de Campo Grande, é o atual campeão. Neste ano, o vencedor e o vice-campeão representarão Mato Grosso do Sul na Copa do Brasil em 2024. Na Série D do Campeonato Brasileiro, apenas o campeão estadual tem direito à vaga no ano que vem, segundo regulamento da CBF.