Os Jogos Pan-Americanos deste ano começam nesta sexta-feira (20), em Santiago (CHI). Esta será a 19.ª edição do Pan, que vai contar com 41 países e cerca de 7 mil competidores.

Assim, serão 58 modalidades em disputa, sendo 11 exclusivas (beisebol, boliche, esqui aquático, caratê, patinação artística em rodas, patinação de velocidade, pelota basca, raquetebol, softbol, squash, wakeboarding) e 3 categorias estreantes que também vão estar na Olimpíada de Paris: skate, escalada e breakdance.

Outra novidade é a inclusão de uma categoria voltada para os eSports.

Então, de acordo com o COB (Comitê Olímpico do Brasil), a equipe brasileira no Pan de Santiago será a maior da história do país no exterior. Assim, serão 623 atletas, além de 11 reservas, 263 oficiais de confederações e 124 oficiais do comitê, totalizando 1.020 pessoas.

Com 21 medalhistas olímpicos no time, o Brasil é um dos favoritos para liderar o quadro de medalhas ao lado dos Estados Unidos.

Local de disputa do Pan de 2023?

Os de 2023 tem Santiago, no , como sede. Esta é a primeira vez que o país recebe o Pan. Vale lembrar que o Chile tem o mesmo fuso horário de Brasília.

Quando é a cerimônia de abertura?

A cerimônia de abertura do evento acontece nesta sexta-feira, a partir das 19h30 (de MS), no Estádio Nacional do Chile. Então, medalhistas olímpicos nos Jogos de Tóquio, a tenista Luisa Stefani e o nadador Fernando Scheffer serão os porta-bandeiras do Brasil.

Quais os principais atletas brasileiros?

Entre as estrelas do brasileiro que vão marcar presença em Santiago estão Rebeca Andrade, Flávia Saraiva e Jade Barbosa (ginástica artística); Rayssa Leal (skate), Ana Marcela Cunha (natação em águas abertas); Beatriz Ferreira (boxe); Isaquias Queiroz (canoagem velocidade); Fernando Scheffer (natação); Rafaela Silva (judô); Arthur Nory (ginástica artística); Guilherme Costa (natação); Tatiana Weston-Webb (surfe); Luisa Stefani (tênis) e Paulo André (atletismo).

Dá vaga nas Olimpíadas?

O Pan também será importante na briga por vagas em Paris-24. Dessa forma, serão 21 modalidades com possibilidade de classificação direta para a Olimpíada, incluindo ginástica, surfe e tênis, além de outros dez esportes que vão colocar em disputa pontos importantes para classificação por meio de ranking, como natação, atletismo e triatlo.

Onde assistir?

A edição deste ano do Pan não terá transmissão em TV aberta ou canal por assinatura. A exibição, com exclusividade, será por streaming no canal Cazé TV, no YouTube, de maneira gratuita.

Quais as modalidades dos Jogos Pan-Americanos

Atletismo, badminton, basquete, basquete 3×3, beisebol, boliche, boxe, breakdance, canoagem slalom, canoagem velocidade, caratê, ciclismo BMX, ciclismo BMX estilo livre, ciclismo de estrada, ciclismo de pista, ciclismo mountain bike, escalada esportiva, esgrima, esqui aquático, futebol, ginástica artística, ginástica de trampolim, ginástica rítmica, golfe, handebol, hipismo adestramento, hipismo CCE (concurso completo de equitação), hipismo saltos, hóquei sobre grama, judô, maratona aquática, nado artístico, natação, levantamento de peso, patinação artística, patinação de velocidade, pelota basca, pentatlo moderno, polo aquático, raquetebol, remo, rúgbi, saltos ornamentais, skate, softbol, squash, surfe, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo, vela, vôlei, vôlei de praia, wakeboard e wrestling.