Antes das Olimpíadas de 2021, época em que o skatismo ganhou potencialização, o carregava a fama de atividade “nem-nem”, pejorativamente mesmo. Nas próprias palavras, atletas de desmistificam a marginalização e seguem, pela primeira vez, para uma seletiva a caminho do Campeonato Brasileiro Skate Street, que tem provas até o domingo (6), em Campo Grande.

Diego Neri Martins dos Santos, 21 anos, faz parte da equipe que compete representando o Estado na seletiva. Criado em Corguinho, no esporte, que foi menos favorecido para a região de interior por anos, os treinamentos tinham plateia nada agradável.

“Faz uns 10 anos [que pratico], não tem um lugar específico de treino, é nas ruas e calçadas. Agora que a prefeitura instalou uma praça. Não tinha muito incentivo, tenho agora e falo que meus amigos são meus incentivos, essa gurizada que está começando agora, estão na torcida. Eu já fui chamado de marginal, drogado e vaiado, mas sempre fiquei na minha. Jamais imaginaria que iria para um campeonato desse nível”.

Para eles, o grupo abre portas para consolidar mais interessados na prática e, quem sabe um dia, disputar olimpíadas. Aliás, por não ser um esporte favorito de muitos, como é o futebol, o mercado de skatistas de MS que vivem só do esporte é escasso, por isso, os atletas dividem a rotina de treino com o trabalho remunerado.

“A gente vê na rua e calçada a oportunidade, não tem um local apropriado específico. Meu primeiro campeonato foi em Chapadão do Sul, fui de van no embalo com amigos. Fiquei nervoso e foi uma experiência. As Olimpíadas abriram portas que não tinha, que agora vão abrir mais oportunidades, uma coisa especial para quem anda”.

skate
André participa da seletiva (Arquivo pessoal)

André Souza Lima Bernardino Leite está há três anos treinando, vendo o esporte como meio de começar carreira, conhecer gente e novos lugares. De Dourados, mas campo-grandense de coração, diz que também usa o skatismo como válvula de escape.

“A expectativa é muito grande, estou muito feliz por poder representar a minha cidade, meu estado em uma competição tão importante. Já disputei vários campeonatos aqui e fora também, mas [nesse] a preparação segue em 100%, me alimento bem, me alongo, me dedico em cada sessão de skate para poder atingir meu melhor desempenho”, descreve.

Participação inédita de MS

A competição acontece neste fim de semana, na Arena Pantanal. Para participar da Seletiva Regional na capital mato-grossense, os skatistas de Mato Grosso do Sul precisaram se destacar no Campeonato MTSkate, nos dias 24 e 25 de junho, também no estado vizinho.

Os melhores colocados vão para de Skate Street, em Curitiba, nos dias 18 e 20 deste mês.

Confira a lista dos 14 skatistas sul-mato-grossenses que vão representar na fase regional:

  • Julia Lemes Barboza – feminino iniciante – Campo Grande
  • Tom Garcia Brito – masculino iniciante – Campo Grande
  • André Souza Leite – masculino iniciante – Campo Grande
  • Wenry Darlen Nascimento – masculino iniciante – Campo Grande
  • Augusto Vicensotto Tomiazzi – masculino iniciante – Chapadão do Sul
  • Diogo Arlindo Oliveira – masculino amador – Campo Grande
  • Luan Carlos Silva – masculino amador – Campo Grande
  • Arthur Gomes do Carmo – masculino amador – Campo Grande
  • Jhonatan Santos – masculino amador – Costa Rica
  • Diego Neri Santos – masculino amador – Corguinho
  • Gabriel Messias Colman – masculino amador – Campo Grande
  • Jhonatan Rafael Ferreira – masculino máster – Dourados
  • Maurício Serrou – masculino máster – Chapadão do Sul
  • Eric Fossati – masculino máster – Campo Grande