Pular para o conteúdo
Esportes

Tite deixa a Seleção e lamenta 2ª queda do Brasil sob seu comando: ‘Derrota dolorida’

Treinador da Seleção Brasileira deixa a equipe após seis anos de trabalho e duas copas
Fábio Oruê -
tite brasil copa do mundo
Tite deixa a seleção (Foto: Divulgação/Fifa)

Após a eliminação do Brasil na , para a Croácia, chegou ao fim o trabalho de Tite à frente da . Durante coletiva após a derrota, o técnico confirmou que deixará o cargo.

O treinador já havia dito que sairia do comando da equipe após o Mundial, mas reforçou sua posição nesta sexta-feira (9). Ao confirmar sua despedida, Tite disse estar tranquilo com sua decisão.

“Derrota dolorida, porém em paz comigo mesmo. Fim de ciclo. Eu já havia colocado há mais de um ano e meio, não sou um cara de duas palavras. Não estava jogando para ganhar e depois fazer drama para ficar, quem me conhece sabe”, afirmou.

pênaltis
Cobrança de pênaltis entre Brasil e Croácia (Foto: Divulgação/Fifa)

Apenas três derrotas

Este é o fim de um trabalho de seis anos e meio de Tite, com apenas três derrotas em jogos oficiais (Bélgica e Camarões na Copa do Mundo, e Argentina na Copa América). O técnico assumiu o Brasil no meio de 2016, e teve metade de um ciclo à sua disposição para a Copa do Mundo de 2018.

Na ocasião, o Brasil também caiu nas quartas de final, diante dos belgas. Desta vez, Tite teve um trabalho completo para tentar o título mundial, mas parou na mesma etapa do torneio.

“Agora, sim, foi um processo inteiro. Antes foi um processo de recuperação. Agora teve uma sequência inteira. O desempenho vocês fazem os comentários de vocês, estão aí para análise”, disse à imprensa.

“Todos somos responsáveis”

O treinador também compartilhou a tristeza do torcedor após mais uma eliminação na Copa do Mundo, mas valorizou a nova geração de jogadores que se apresentou na Copa.

“Dividimos alegria, dividimos a tristeza. Ninguém mais do que nós queria dar essa alegria. Nós estamos sentidos, com nossos familiares, conosco mesmo, e tem uma geração bonita surgindo. Ela vai se fortalecendo nas adversidades, no crescimento”, ponderou.

“Todos somos responsáveis, não tem hipocrisia de dizer que é só um, não coloquem herói ou vilão”, opinou.

neymar derrota
sendo consolado por Daniel Alves (Foto: Divulgação/Fifa)

Neymar

Uma dos tópicos mais quentes da repercussão do jogo entre Brasil e Croácia foi a decisão de deixar a quinta e última cobrança de pênalti para Neymar. Tido como o melhor batedor, o craque nem conseguiu se dirigir para a cobrança, porque a Seleção acabou sendo derrotada antes.

Em coletiva de imprensa, Tite afirmou que deixara Neymar para fazer o chute teoricamente mais decisivo da partida. “Ele é o quinto e decisivo pênalti. Fica com uma pressão maior o jogador que tem mais qualidade e o mental para fazer a cobrança”, contou.

Ao comentar suas decisões para o jogo desta sexta, o treinador explicou o que queria, mas mostrou compreensão com o sentimento de todos.

“Tu tens um jogador de qualidade técnica e individual, que é o Rodrygo. Tem um de lado de campo e individual, que é o Antony. O Pedro para conclusão. E o Alex Sandro entrando com o Militão sentindo cãibra, o desgaste do Paquetá. A jogada do gol nós construímos por dentro, com Rodrygo, com tabela curta. Mas eu entendo a dor e as críticas”, explicou.

Com a derrota para a Croácia nos pênaltis, o Brasil se despede da Copa do Mundo. Em 2026, no Mundial de EUA, Canadá e México, os pentacampeões completarão 24 anos sem conquistas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
acidente pessoas

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

cineasta

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

operário série D

Operário empata com Uberlândia em casa e se complica na Série D

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

Prestes a embarcar para SP, boliviana é presa com 30 quilos de skunk em rodoviária de Campo Grande

Últimas Notícias

Brasil

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

Material serve para tratar diabetes, hipertensão e verminose

Brasil

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

ICMBio não vê falhas sistêmicas que possam ter causado morte de menina

Polícia

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

Polícia Militar levou grupo para delegacia após invasão da área

Cotidiano

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

Moradores puderam emitir documentos, ter acesso a consultas médicas e exames preventivos