A bola rolou no final de semana pela sexta etapa da Copa , em , onde seis equipes disputaram três vagas na segunda fase da competição. Porto Murtinho, Caracol, , Bonito, Aral Moreira e Jardim se enfrentaram em busca de avançar para a próxima fase da competição.

Os jogos que foram definidos por sorteio realizado na beira do campo e ficaram definidos assim:

  • Porto Murtinho 3×0 Bonito;
  • Caracol 2×1 Aral Moreira;
  • Bela Vista 6×0 Jardim.

Já na parte da tarde os confrontos ficaram assim, Bonito venceu por 3×2 a equipe de Aral Moreira, Caracol fez 4×1 em cima de Jardim. Bela Vista fechou a rodada vencendo de 2×1 o time da casa.

Conforme regramento da competição, os confrontos são definidos em sorteio, que são realizado em campo. A Copa Assomasul terá cinco fases com a final marcada para o dia 5 de novembro.

Bela Vista, Caracol e Porto Murtinho se classificaram nesta ordem para a próxima fase da competição. Elas se juntam às equipes de Aquidauana, Nioaque, Corumbá, Rochedo, Bandeirantes, Jaraguari, Miranda, , Campo Grande, Camapuã, Costa Rica, Figueirão, Três Lagoas, Selvíria e Paranaíba, que já estão classificadas.

A próxima etapa da Copa Assomasul será no dia 25 em Coxim, que receberá as equipes de Alcinópolis, Pedro Gomes, Rio Verde, Sete Quedas e Sonora.

Próximas etapas da Copa Assomasul serão em:

8ª etapa – 02/07/2022 – Tacuru

Participam: Amambai, Antônio João, Ladário, Paranhos, Ponta Porã e Tacuru (sede).

9ª etapa – 09/07/2022 –

Participam: Anaurilândia, Bataguassu, Batayporã, Nova Andradina, Santa Rita do Pardo e Taquarussu (sede).

10ª etapa – 10/07/2022 – Jateí

Participam: Deodápolis, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí (sede), Novo Horizonte do Sul e Rio Brilhante.

11ª etapa – 16/07/2022 – Vicentina

Participam: Caarapó, Douradina, Dourados, Juti, Nova Alvorada do Sul e Vicentina (sede).

12ª etapa – 17/07/2022 – Itaquiraí

Participam: Angélica, Eldorado, Itaquiraí (sede), Japorã, Mundo Novo e Naviraí.

Além de troféus e medalhas para as quatro primeiras equipes e para o artilheiro e goleiro menos vazado, esse ano o grande campeão ganhará uma arena com quadra de futebol sintética.

Ranking dos Campeões

Atualmente o ranking dos campeões da Copa Assomasul está assim: Maracaju (4 títulos), Antônio João (2), Sidrolândia (2), (1), Bela Vista (1), Campo Grande (1), Corumbá (1), Dois Irmãos do Buriti (1), Iguatemi (1), Jardim (1), Porto Murtinho (1) e Tacuru (1).

A Copa Assomasul de Futebol é um evento esportivo tradicional e de sucesso promovido a cada ano pela diretoria da entidade com a participação de funcionários das prefeituras, Câmaras de Vereadores e secretários municipais, além de alguns prefeitos que entram em campo por suas equipes.