As Paraesc/MS (Paralimpíadas Escolares de Mato Grosso do Sul) 2022 acontecem entre 24 e 26 de junho, em , e reúnem mais de 100 estudantes. As disputas serão em três modalidades: paratletismo, bocha paralímpica e tênis de mesa.

Ao todo, serão 112 estudantes-paratletas, sendo que 35 no feminino e 77 no masculino, com deficiências física, intelectual e visual, na faixa etária de 11 a 18 anos (divididas em sub-14, sub-16 e sub-18). Eles representarão sete municípios: Campo Grande, Chapadão do Sul, Dourados, Nova Andradina, Rio Brilhante, e Três Lagoas.

No total, 300 pessoas estarão envolvidas no evento, somando-se atletas, técnicos e auxiliares, membros de estafe (acompanhantes, tappers), arbitragem, equipe de saúde, classificadores funcionais e voluntários.

No paratletismo e na bocha paralímpica, os participantes buscam classificação à fase regional 3 das Paralimpíadas Escolares, que acontecerá em (SP), de 5 a 10 de setembro. Já os melhores do tênis de mesa asseguram vaga direta à etapa nacional, também na capital paulista, de 21 a 26 de novembro.

Onde acompanhar as paralimpíadas?

O Parque Olímpico Ayrton Senna, no Jardim Aero Rancho, vai receber as provas do paratletismo. Já a bocha e o tênis de mesa ocorrerão em estrutura montada no Eco do Lago, na Chácara das Mansões. As disputas começam no sábado (25), às 8h.

Além de abrigar as delegações, no hotel também funcionará o refeitório, o Centro de Convivência e a CCO (Comissão Central Organizadora), onde é realizado o credenciamento e a regularização de pendências junto à Secretaria.

A cerimônia de abertura também será no Eco Hotel do Lago, na sexta-feira (24), com início às 19h30. A solenidade terá transmissão ao vivo na página oficial da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) no Facebook.