Delegação de MS disputa Grand Prix de Judô Paralímpico em São Paulo

O evento ocorre neste fim de semana, de 18 a 20 de março, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
A equipe é composta por 17 atletas e conta com o apoio do Governo do Estado
A equipe é composta por 17 atletas e conta com o apoio do Governo do Estado

A delegação de Judô Paralímpico de Mato Grosso do Sul embarca para São Paulo, para competir o Grand Prix da categoria, nesta sexta-feira (18). A equipe é composta por 17 atletas e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul). O evento ocorre neste fim de semana, de 18 a 20 de março, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro.

Nesta edição do campeonato, 117 atletas de todo o Brasil estarão competindo. O estado de Mato Grosso do Sul será representado por paratletas do Ismac (Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos “Florivaldo Vargas”) e AJCS (Associação de Judô Caminho Suave), ambos de Campo Grande. 

Os combates foram organizados pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) e terão regras diferentes das outras edições: as sete antigas divisões de peso foram substituídas por apenas quatro, além de uma nova classificação oftalmológica. Na nova classificação, cegos totais poderão lutar apenas com cegos totais, ao invés de competirem com pessoas que possuem percepção de vulto ou definição de imagem.

A judoca Hellen Cordeiro, de 19 anos, treina pelo menos 6 vezes na semana e relata que é sua primeira vez competindo na categoria até 57 quilos. “Gostei muito da nova classificação. Eu como atleta com baixa visão tenho vantagem lutando contra os atletas cegos”, afirma. Além do apoio do Governo do Estado para participar da competição, Hellen também é beneficiária do Bolsa Atleta, programa estadual coordenado pela Fundesporte.

Conteúdos relacionados