Como todo ano, em janeiro de 2022, a anunciou a lista com os finalistas para o troféu The Best, atribuído aos melhores técnicos de futebol  masculino e feminino do mundo. Muitos futebolistas e torcedores estavam apostando alto em alguns nomes de destaque, mas o Chelsea emplacou uma dobradinha.

No futebol masculino, o técnico alemão Thomas Tuchel (Chelsea) superou nas votações grandes nomes na disputa para a categoria, como o espanhol Pep Guardiola, do Manchester City, e o italiano Roberto Mancini, técnico da seleção da Itália.

Já no feminino, a treinadora inglesa Emma Hayes, superou na votação o espanhol Lluís Cortés, campeão da Liga dos Campeões com o Barcelona e atualmente na seleção da Ucrânia. Também passou a holandesa, Sarina Wiegman, vencedora do prêmio ano passado pela seleção da Holanda.

A seguir, conheça um pouco mais da carreira desses técnicos de futebol e o que levou eles a lista do The Best treinadores do mundo da FIFA.

The Best Técnicos de Futebol do Mundo (FIFA-2022)

Para a votação do prêmio, foi formado um júri com técnicos e técnicas de todas as seleções nacionais, capitães das equipes, um jornalista representante de cada associação registrada na Fifa e os torcedores.

Da lista do The Best treinadores, separamos os três finalistas da categoria Futebol Masculino e Futebol Femino.

Futebol Masculino

Thomas Tuchel

O técnico alemão, ganhador do The Best Técnico de Futebol 2021, saiu do Paris Saint-Germain e assumiu o comando do Chelsea em janeiro de 2021. Com ele conquistou com o time inglês títulos da Liga dos Campeões da Uefa, da Supercopa da Uefa e o vice-campeonato da Copa da Inglaterra.

Pep Guardiola

O técnico catalão, Pep Guardiola, é um dos grandes nomes dessa década. Já esteve à frente de times como Barcelona e Bayern de Munique e atualmente está no comando do Manchester City, onde conquistou seu quarto título da Premier League pelo time em 2021/2022, em uma final de partida que foi decidida no final da última rodada. Também tem quatro Copa da Liga e duas Supercopa Inglesa.

Roberto Mancini

O técnico italiano Roberto Mancini, atualmente no comando da Seleção da Itália, também tem uma vasta lista de títulos e vitórias como técnico. Já ganhou três Copas da Itália, foi técnico do Manchester City onde levaram a Copa e a Supercopa da Inglaterra, além da Supercopa da Itália. Com a Seleção da Itália, conquistou a Eurocopa em 2021.

Outros treinadores que não chegaram à reta final desta categoria, mas tem destaque nas suas atuações foram:

  • Antonio Conte (Tottenham);
  • Hansi Flick (Bayern de Munique / seleção da Alemanha);
  • Lionel Scaloni (Argentina); e Diego Simeone (Atlético de Madrid).

Futebol Feminino

Emma Hayes

A treinadora inglesa, Emma Hayes, foi a vencedora da categoria The Best técnica de Futebol Feminino 2021/2022 pelo Chelsea. Levou o time para a vitória de títulos do Campeonato Inglês, da Copa da Inglaterra e da Copa da Liga Inglesa, além do vice-campeonato na Liga dos Campeões da Uefa.

Lluís Cortés

O técnico espanhol, Luis Cortés, está atualmente à frente da seleção da Ucrânia. É ex-treinador do time feminino do Barcelona e venceu uma tríplice coroa com o clube na metade do ano. Além disso, foi campeão da Supercopa Feminina da Espanha e da Liga dos Campeões. Em agosto ele já havia sido eleito o melhor técnico do futebol feminino na Europa, pela Uefa, mas desta vez não venceu.

Sarina Wiegman

Em terceiro lugar, ficou a técnica de futebol feminino Sarina Wiegman, que mudou da seleção da Holanda pela Inglaterra e teve destaque, por ter 100% de aproveitamento e ainda não sofrer um gol sequer nas Eliminatórias para a do Qatar

Os Maiores do Brasil

Mesmo não configurando entre os finalistas da lista da FIFA, podemos dizer que temos alguns dos melhores do futebol, sim!

Nos últimos dois anos tiveram aconteceram movimentações no cenário futebolístico brasileiro, com a chegada de muitos técnicos internacionais, que mesmo com todo buchicho, fica difícil falar mal.

Abel Ferreira, português que veio para o Palmeiras em 2020, abalou as estruturas do futebol brasileiro, à frente do time que conquistou a Copa da América em 2020 e 2021; a Recopa Sul-Americana (2022), Copa do Brasil (2022) e o Campeonato Paulista no mesmo ano. Além de chegar até a final do Mundial no mesmo ano.

São diversos os outros técnicos de futebol que poderíamos listar só no Brasil. Mas por hoje, ficamos com alguns dos maiores da atualidade no mundo!

*Esta é uma página de autoria de LINKARME e não faz parte do conteúdo jornalístico do MIDIAMAX.