Previsto para ocorrer em maio, mais de 34 mil pessoas devem sair de suas casas para prestar as provas do Concurso Público Nacional Unificado – o Enem dos Concursos – em Mato Grosso do Sul. Os números foram divulgados nesta sexta-feira (23).

O MGI (Ministério da Gestão e da Inovação) informou os números absolutos de concorrência do concurso. Entre as 2,6 milhões de pessoas que realizaram a inscrição, um total de 2,1 milhões tiveram ela efetivada.

Assim, cerca de 500 mil pessoas não realizaram o pagamento ou tiveram a isenção negada pelo organização. Em Mato Grosso do Sul, a concorrência é de 34.449.

Segundo o MGI, o Estado é o 21° entre aqueles com maior número de inscritos. Entretanto, ao olharmos a proporção de habitantes por pessoas aptas a realizarem as provas, MS fica em 13° lugar.

Para atuação no Mato Grosso do Sul, há vagas específicas, como no INCRA – para funções como analista administrativo, analista em reforma e desenvolvimento agrário e engenheiro-agrônomo; e vagas para órgãos como a FUNAI e IBGE.

Provas acontecem em maio

Conforme o MGI, a prova será no dia 5 de maio e será aplicada em 220 cidades, localizadas em todas as Unidades da Federação, com questões objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação.

Com isso, as provas serão realizadas em quatro cidades de Mato Grosso do Sul:

  • Campo Grande
  • Corumbá
  • Dourados
  • Três Lagoas

Enem dos Concursos

Ao todo, são 6.640 vagas abertas, onde 5% são reservadas para PCDs (Pessoas com Deficiência) e 20% para pessoas negras. Além disso, 30% dos cargos da Funai (Fundação Nacional do Índio) são destinados a indígenas.

Por fim, clique aqui para conferir os editais.