Com a virada do ano, é comum que as pessoas tracem objetivos e estabeleçam metas a serem cumpridas até dezembro. Trocar de emprego, mudar de área ou melhorar o são alguns itens que podem aparecer nesses planos. Assim, para esse grupo, é importante ficar atento às tendências de mercado para não perder oportunidades. 

E o que deve ficar “em alta” no mercado de trabalho em 2024? Guias e especialistas da área de recursos humanos citam algumas áreas que devem ficar aquecidas durante o ano, seja pela demanda ou versatilidade da profissão. 

Contudo, é importante que os candidatos observem as preferências pessoais, quais são as habilidades, qualidades e defeitos que podem impactar o desempenho no

No fim de dezembro passado, o ministro do Trabalho e Emprego em exercício, Francisco Macena, afirmou que a expectativa para 2024 era de um “ciclo virtuoso” de geração de empregos formais que ultrapasse o resultado de 2023. 

Setores como agronegócio, tecnologia, administração e sustentabilidade devem ser alguns com destaque em 2024. Segundo a analista de Recursos Humanos há 17 anos na Trainner RH, Sandra Quadros, este ano iniciou com demandas diversificadas com duas frentes:

  • Perfis generalistas: profissional de amplo conhecimento como analista financeiro com bom conhecimento de contabilidade e procedimentos contábeis, departamento pessoal, suporte administrativos, participar de auditorias, etc.
  • Perfis especialistas: como comprador, enfermeiro, engenheiros, entre outros. 

Quais setores devem ter mais vagas em MS em 2024?

Trabalhadores devem procurar qualificações para melhorar salário. (Wenderson Araújo, Trilux, Sistema CNA/Senar)

A especialista analisa que os setores que devem mais contratar, neste ano, em , são as indústrias, empresas de software, engenharia e construção. 

“Esses segmentos são bem exigentes nas contratações, requerem um profissional bem qualificado, dentro de diversas áreas como engenheiro, técnicos, analistas”, explica. 

Já a gerente de relacionamento na Ághil Consultoria e Comunicação em RH, Ana Lia Coletto de Barros, observa que o país vive um momento de expansão em negócios que exigem especialistas em áreas-chave. 

Alguns segmentos que devem demandar mais profissionais são agronegócio (grãos, carnes, algodão e demais insumos), indústrias alimentícias, mercado financeiro, turismo, infraestrutura, tecnologia e meio ambiente.

A especialista pontua que Mato Grosso do Sul vivencia um momento favorável na economia, o que deve impactar positivamente o mercado de trabalho em 2024. 

“O nosso Estado está se expandindo de duas maneiras. Tanto a questão de instalação física, recebendo grandes indústrias e multinacionais, quanto modernizando e aumentando as áreas de cultivo e de plantio. Principalmente na questão dos grãos. Então, todas essas áreas exigem uma série de profissionais especialistas no mercado ou que têm uma formação específica”, ressalta. 

Ela explica que mesmo dentro de setores segmentados, como o agronegócio, há espaços para profissionais de diversas áreas e níveis de conhecimentos.

“Uma empresa que é do agro precisa de gente na área comercial, na área financeira, de operação, de logística. Dentro do agro, para quem trabalha com grão, curso de classificador de grãos, curso técnico de agronegócio e tudo mais, isso ajuda. Muito. Todas essas empresas e indústrias apostam também em suas áreas comerciais para a expansão”, afirma.

Quais são as dicas para conseguir um bom trabalho?

É importante que os candidatos se atentem a dicas antes de sair à procura de emprego. A especialista Sandra Quadros elenca nessa lista a preparação de um bom currículo, o que exige tempo e investimento. Outra recomendação é apresentar habilidades com ferramentas e tecnologias associadas a competências como boa comunicação, apresentação pessoal, iniciativa e boa análise do cenário. 

“Por que tudo isso? Porque hoje falta o básico, as pessoas não possuem atenção, estão em uma bolha, estressadas, impacientes, querem tudo rápido e sem qualidade”, alerta.

Já a especialista Ana Lia aconselha que o profissional que está no mercado de trabalho deve observar se naquele local consegue se desenvolver profissional e individualmente. “Ou, então, quando ele consegue ampliar sua área de atuação e ir ocupando ali depois cargos de liderança”, aconselha. 

É fundamental que o profissional se desenvolva e tenha foco, disciplina, honestidade, flexibilidade, e adquira conhecimento técnico sobre o mercado e a área em que atua. “Vou trabalhar numa indústria alimentícia? O que é o mercado da indústria alimentícia, como é a empresa que vai trabalhar, o que é o trabalho, como funciona. Hoje em dia a internet está aí para a gente conseguir o máximo de informação”, ressalta.  

Fique por dentro das vagas

Está em busca de oportunidades de trabalho ou é concurseiro? Participe do nosso grupo de Empregos & Concursos no Facebook. Atualizações diárias sobre principais concursos e vagas em , Dourados, Aquidauana, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã, e demais cidades de MS.