O concurso para vagas no (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) reuniu 9.957 candidatos na prova escrita para os cargos de carreira de analista judiciário e para o cadastro reserva, realizado no domingo (5), em . Dos 13.165 inscritos, cerca de 3.208 deixaram de comparecer ao exame, resultado 24% de abstenção.

Segundo o balanço do TJMS, a prova teve início às 13h e às 17h, em três unidades da Capital: UCBD (Universidade Católica Dom Bosco), Unigran Educacional e Uniderp. Os portões foram fechados pontualmente às 12h31 em cada um destes locais. O Jornal Midiamax conversou com alguns candidatos atrasados, alguns moradores de estados vizinhos confundiram os horários.

A prova objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, foi composta por 60 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas e apenas uma resposta correta, sendo 15 de língua portuguesa, cinco de legislação específica e 40 de conhecimentos específicos.

Os candidatos poderão acessar o gabarito e o resultado preliminar da prova pelo site conhecimento.fgv.br/concursos/tjms22, a partir da próxima terça-feira (7) e 1º de julho, respectivamente, após as 16 horas.

Ainda de acordo com o TJ, a classificação final será obtida, após os critérios de desempate, com base na listagem dos candidatos remanescentes no concurso. Os candidatos aprovados serão ordenados em classificação, de acordo com os valores decrescentes das notas finais no concurso público, por sistema de ingresso (ampla concorrência, pessoa com deficiência ou cotas para negros e indígenas), observados os critérios de desempate do edital de abertura.

concurso público tjms
Candidato lamenta perder horário. (Foto: Henrique Arakaki/Mdiiamax)

Concurso TJMS

O edital dispõe de 250 vagas para a estrutura funcional do Poder Judiciário do Estado. O salário é de R$ 6.808,22, mais R$ 1,3 mil de auxílio-alimentação, por 30 horas semanais. De acordo com o edital, será respeitado o percentual mínimo de 5% das vagas para candidatos com deficiência, o percentual de 20% aos candidatos que se autodeclararem negros e 3% aos candidatos indígenas, conforme Decreto Estadual n. 15.788/2021 e Resolução CNJ nº 203/2015.

O concurso terá validade de dois anos, a contar da data da publicação oficial da homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração do Tribunal de Justiça de MS.