Portaria publicada pelo Comando-Geral da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) nesta terça-feira (10), autoriza a disponibilização de 332 vagas para de formação de sargentos do corpo musical.

De acordo com a publicação, com a autorização do governador (PSDB) por meio do Decreto nº 15.883, de 4 de março de 2022, para a realização de Curso de Formação de Sargentos com o preenchimento de 332 vagas, e previsão de início no segundo semestre de 2022.

Com o planejamento da carreira dos Oficiais e das Praças, foram disponibilizadas para o Curso de Formação de Sargentos QPPM, 262 vagas pelo critério de antiguidade e 65 vagas pelo critério de mérito intelectual, perfazendo 327 vagas.

Além disso, também foram disponibilizadas para o Curso de Formação de Sargentos QPE-1, cinco vagas.

De acordo com a portaria, o acesso da hierarquia policial-militar é seletivo, gradual e sucessivo, e será feito mediante promoções, de conformidade com o disposto na legislação e regulamentação de promoções de Oficiais e Praças, de modo a obter-se um fluxo regular e equilíbrio de carreira para os policiais militares.

Podem participar do processo seletivo para 3º Sgt PM Músico, os Cabos PM (QPPM e QPE-1) que preencham os requisitos estabelecidos em lei para ingresso no Curso de Formação de Sargentos.

Após a realização do processo seletivo interno, os Cabos PM selecionados, dentro do número de vagas ofertadas em edital, serão encaminhados para a realização do Curso de Formação de Sargentos para ingresso na graduação de 3º Sargento PM do Corpo Musical (QPE-1).

Concluído com aproveitamento o Curso de Formação de Sargentos, o aluno será promovido à graduação de 3º Sgt PM Músico, de acordo com a ordem de classificação intelectual obtida ao final do respectivo curso de formação de Sargentos.