O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul () abriu nesta sexta-feira, 4, o prazo de inscrições no processo seletivo que oferta 479 vagas em cursos de graduação destinadas a portadores de diploma, reingresso e transferências interna e externa.

O edital, documento com as regras e o cronograma do processo seletivo, está disponível na Central de Seleção.

As vagas sã ofertadas nos municípios de Aquidauana, , Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, com ingresso no segundo semestre letivo.

São 14 opções de cursos de graduação, o que incluo os bacharelados em Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de ; licenciaturas em Computação e Química; e superiores de tecnologia em Agronegócio, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Jogos Digitais, Produção de , Rede de Computadores e Sistemas para Internet.

As modalidades de ingresso são definidas da seguinte forma:

Portador de diploma: com curso superior concluído no ou em outra instituição de ensino, pública ou privada, reconhecida pelo Ministério da Educação ();
Reingresso: estudantes do IFMS que deixaram de frequentar o curso nos últimos cinco anos, sendo utilizado o Coeficiente de Rendimento como critério de seleção;
Transferência externa: acadêmico matriculado ou com matrícula trancada em curso idêntico ou dentro da mesma área de conhecimento de outra instituição de ensino reconhecida pelo MEC, e que deseja se transferir para o IFMS;
Transferência interna: estudante matriculado no IFMS que queira se transferir para outro curso dentro da mesma área de conhecimento.
Inscrições – São gratuitas e podem ser feitas até 14 de setembro, na Página do Candidato da Central de Seleção.

Os interessados em concorrer às vagas para portador de diploma e transferência externa devem anexar os seguintes arquivos, todos no formato digital:

Requerimento de inscrição;
RG ou outro documento oficial de identificação com foto;
CPF, caso não conste a numeração no documento oficial de identificação;
Diploma de conclusão de curso superior reconhecido pelo MEC aos que possuem curso superior concluído, no caso de portadores de diploma;
Comprovante de matrícula recente de curso superior autorizado ou reconhecido pelo MEC aos que estão cursando curso superior, para transferência externa;
Histórico acadêmico/escolar de curso superior reconhecido ou autorizado pelo MEC, com carga horária das unidades curriculares e aproveitamento/notas;
Ementas digitalizadas das disciplinas cursadas para eventual aproveitamento e pontuação. Não é obrigatório para participar da seleção, mas é necessário para poder pontuar e definir a classificação do candidato.
Já para a transferência interna e reingresso, são necessários os seguintes arquivos também digitalizados:

RG ou outro documento oficial de identificação com foto;
CPF, caso não conste a numeração no documento oficial de identificação;
Histórico escolar;
Carta pessoal, informando os motivos para solicitar a transferência interna.
Seleção – Será feita por uma comissão específica com base na documentação apresentada pelos candidatos. Para o reingresso será analisado o Coeficiente de Rendimento. Já para as outras modalidades, serão observados o histórico escolar e as ementas dos cursos.

Será verificado se as unidades curriculares cursadas na instituição de origem ou curso atendem ao conteúdo programático do curso que o candidato deseja ingressar no IFMS.

Além da similaridade de conteúdos e de carga horária entre as unidades curriculares analisadas, não serão considerados o estágio, atividades complementares ou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) durante a análise. (Informações da assessoria)