Governador convoca 37 aprovados para assumirem cargo de defensores públicos

Aprovados se mobilizavam desde maio para garantir nomeação

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Aprovados se mobilizavam desde maio para garantir nomeação

Após ter sido realizada uma reunião entre o governador Reinaldo, Azambuja (PSDB), e o defensor Público-Geral Luciano Montalli, no último dia 21, o governo do Estado anunciou nesta quinta-feira (29) a efetivação de 37 defensores públicos substitutos aprovados em um concurso público de 2014.

A efetivação dos defensores deverá suprir as necessidades de municípios que possuem Fórum, mas não contam com nenhum defensor público, como Angélica, Porto Murtinho, Rio Negro, e outras 22 comarcas.

Segundo o edital do concurso público de 2014, o subsídio mensal pago aos defensores públicos substitutos é de R$ 15.958,13. Na reunião com o governador, Montalli apontou que a iniciativa da nomeação dos 37 defensores em tempos de crise “demonstra a austeridade do Governo em investir mais ainda na Defensoria Pública”.

Desde a homologação do resultado do concurso de 2014, em maio deste ano, os 77 aprovados realizaram diversas campanhas cobrando as nomeações. Outdoors foram espalhados com informações a respeito da falta de defensores em comarcas do Estado e um grupo também se mobilizou para pedir agilidade na convocação à Assembleia Legislativa.

Atualmente, Mato Grosso do Sul conta com 173 defensores públicos. A convocação de 35 novos profissionais para o trabalho representa um acréscimo de mais de 20% na mão de obra da categoria.  “É um reforço imenso para suprir uma deficiência”, disse o sudefensor-público Geral, Fábio Rogério.

(Sob supervisão de Evelin Araujo) 

Conteúdos relacionados