Aneel aprova consulta pública de 5 dias para minuta do edital do leilão A-0

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu nesta terça-feira abrir consulta pública de cinco dias para a minuta do edital do leilão de energia existente A-0 marcado para o dia 25 de abril. Segundo o voto do relator, diretor André Pepitone, o edital e as minutas dos contratos de venda de energia permanecerão em […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu nesta terça-feira abrir consulta pública de cinco dias para a minuta do edital do leilão de energia existente A-0 marcado para o dia 25 de abril.

Segundo o voto do relator, diretor André Pepitone, o edital e as minutas dos contratos de venda de energia permanecerão em consulta pública do dia 2 de abril até as 9 horas do dia 7 de abril, próxima segunda-feira.

O período de consulta, menor do que o normalmente adotado pela Aneel para casos como esse, deve-se ao apertado cronograma para realizar o leilão no dia 25 deste mês.

A energia negociada no leilão começará a ser fornecida em maio.

O leilão é a principal aposta do governo para cobrir a descontratação de energia das distribuidoras, reduzindo gastos com energia cara no curto prazo.

Empresas do setor elétrico como Cemig, CPFL Energia e Copel já disseram que avaliariam as condições do leilão, incluindo prazo e preços, para definir se participarão ofertando energia para a venda.

Na semana passada, o presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, disse que a empresa estudava oferecer no leilão parte da energia de suas hidrelétricas que hoje não têm contrato de venda. A empresa costuma manter sem contrato cerca de 8 a 10 por cento da garantia física de suas hidrelétricas, para formar uma espécie de reserva. Outra possibilidade em estudo pela Eletrobras, segundo ele, seria vender no leilão energia de termelétricas como as de Campos (RJ) e Camaçari (BA).

A Aneel ainda não divulgou detalhes sobre preço-teto de energia que poderá ser praticado no leilão.

Conteúdos relacionados