O mês de junho será marcado por um “megaferiadão” que promete aquecer a rede hoteleira e o setor de viagens de Mato Grosso do Sul. Em Bonito, principal destino turístico do Estado, o setor de turismo se prepara para um aumento de no mínimo 10% nesse período. Outro destino muito buscado até por turistas de outros estados, também espera faturar no período.

Neste ano, o ponto facultativo de Corpus Christi, cai em uma quinta-feira (8), e pode ser prolongado até domingo. Em , 13 de junho, dia de Santo Antônio, é feriado municipal. A data sucede o Dia dos Namorados, na segunda-feira (12), que será ponto facultativo. Com isso, serão seis dias de para aproveitar o feriado prolongado.

Diretor-presidente da Fundtur-MS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling, destaca que a expectativa é que o feriado atraia turistas não só do Estado, mas de todo o país.

“É muito bom para o turismo de Mato Grosso do Sul, esses dois feriados em junho e que podem ser bem longos. Acredito que haverá aumento de fluxo turístico em MS e será mantida a alta demanda de visitação que estamos tendo”, enfatizou.

Bruno Wendling ressalta que o primeiro trimestre de 2023 têm apresentado resultados superiores que o mesmo período no ano passado, tendo se destacado em comparação aos últimos anos.

“A expectativa da Fundação de Turismo de MS para feriados é sempre muito positiva e esperamos que não só o sul-mato-grossense, mas também o turista nacional possa conhecer nossas belezas”, ressaltou Wendling.

Em baixa temporada, feriado beneficia setor turístico de Bonito

Em Bonito, principal destino turístico de Mato Grosso do Sul, a expectativa é que o Feriadão aumente o movimento em no mínimo 10%, estima Elias de Oliveira Francisco, diretor de turismo da cidade.

“As expectativas econômicas e comerciais para Bonito nos próximos feriados são as melhores possíveis em virtude do atual econômico e Bonito estar estrategicamente acessível na sua localização, ou seja, voos diários de São Paulo é uma ótima opção para viajar levando em conta que o voo dura em média de uma hora e meia”, afirmou.

Para Elias, o feriado de Santo Antônio, em 13 de Junho, é a oportunidade dos campo-grandenses aproveitarem a oportunidade de conhecer Bonito.

“É um excelente período de turistas que visitam Bonito por ser baixa temporada e com isso os valores são mais baixos em relação aos demais períodos do ano e isso incentiva uma procura maior em virtude dos valores de hospedagem e atrações turísticas que operam com valores menores em relação aos outros períodos do ano”, explicou o diretor.

Para quem pretende ir a Bonito no feriado é bom se programar, na Chácara Formosinho, que conta com cachoeiras, balneário exclusivo e casas com espaço gourmet, todas as datas para o feriado foram reservadas com cerca de 60 dias de antecedência.

bonito carnaval
Escultura na praça central de Bonito (Foto: Graziela Rezende/Jornal Midiamax)

Pesca é o principal atrativo em Corumbá

Em Corumbá, um dos principais atrativos turísticos é a pesca. No Hotel Pesqueiro da Odila, as reservas já estão esgotadas desde o início do mês. O local tem capacidade para até 70 pescadores.

“Com o fim da pandemia, agora o Pantanal está sempre cheio, para esse feriado estamos com a nossa lotação máxima, nesta época têm muitos peixes, água limpa é só vir e pescar”, ressalta Carlos Arthur Silveira, gerente do Hotel.

O feriado prolongado também é uma oportunidade para quem pretende se aventurar para fora do Estado. João Evaristo, sócio da empresa Reserva Feita e presidente da Abav-MS (Associação Brasileira de Agências de Viagens), explica que as praias estão entre os destinos mais procurados pelos sul-mato-grossenses.

“As cidades do Nordeste são os destinos mais procurados, Porto de Galinhas, Maceió, Porto Seguro, são os que mais saem, mas também procuram muitas viagens dentro do Estado como Bonito, Corumbá, ”.

João Evaristo explica que em datas como essa o fluxo de turistas costuma ser tanto de pessoas de dentro do Estado quanto de pessoas de fora que buscam conhecer as belezas de Mato Grosso do Sul

“Tem muita gente que vem de fora para conhecer Bonito e Pantanal, mas também têm o turismo interno que é o campo-grandense, o morador de todas as regiões do Estado que vão descansar conhecer Piraputanga, existe uma série de opções mais conhecidas pelo público interno de MS, como Miranda, Bodoquena, além de opções de bate e volta no entorno de Campo Grande como o passeio dos Ipês”, disse João Evaristo.

Bares e restaurantes miram no Dia dos Namorados

Presidente da Abrasel-MS (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e do Sindha-MS (Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação), Juliano Wertheimer destaca que o feriado é importante para fomentar o turismo regional e deve aumentar os lucros de bares e restaurantes em Campo Grande.

“Esse feriadão favorece bastante, com a população indo para a região de Rio Verde, Bonito, Ponta Porã, entre outros, que são as regiões, tradicionalmente, impactadas pelo turismo e acabam sendo muito favorecidas no período, trazendo alta ocupação para os meios de hospedagem, hotéis e pousadas, além de vida para passeios, bares e restaurantes da região”.

Em Campo Grande, a chegada de turistas vindos do interior e de fora do Estado favorece o comércio local, ao mesmo tempo há uma grande evasão de campo-grandenses para outras cidades ou até mesmo Estados. “É um feriado que acaba se equilibrando entre as pessoas que saem e as que vêm para cá”, complementa Wertheimer.

Segundo o presidente da Abrasel, o Dia dos Namorados é a melhor data do ano para os restaurantes noturnos, por isso a expectativa é de um aumento significativo nas vendas durante o 12 de junho.

“Assim, como o dia das mães é o melhor almoço do ano, o Dia dos Namorados é o melhor do ano para faturamento de bares e restaurantes. Por isso, temos orientado aos empresários que se preparem com estoque, com equipe, recomendamos ainda, para aqueles que trabalham com reservas, que elas sejam feitas somente até às 19 horas, com 15 minutos de tolerância, para não atrapalhar o giro das mesas”, explicou.

Juliano Wertheimer ressalta que o Dia Dos Namorados também é uma excelente oportunidade para motéis, hotéis e pousadas da Capital.

Jantar caseiro Dia dos Namorados
Jantar caseiro é opção para Dia dos Namorados (Foto: Ilustrativa/ Reprodução Pinterest)