O Brasil se uniu a Bolívia, e Uruguai em um comunicado onde se manifestam contrários a cobrança de pedágio à navegação pela hidrovia Paraguai-Paraná, imposta pela Argentina. Em agosto, uma embarcação que saiu de Porto Murtinho foi retida até o pagamento da taxa.

A Argentina passou a cobrar US$ 1,47 (cerca de R$ 7) por tonelada bruta transportada pelas embarcações que navegam pela hidrovia, sem aviso prévio. E justificou aos países que o pedágio é necessário para custear a do trecho até os portos da região de Rosário.

Os países alegam que a medida repentina implantada pela Argentina contraria o acordo internacional de Santa Cruz e pedem que o país revogue a decisão. O Paraguai é um dos mais afetados com a cobrança do pedágio, pois usam a hidrovia para escoar e receber 80% da produção que passa pelo país.

De acordo com o jornal H2FOZ, o presidente do Paraguai, Santiago Peña subiu o tom de discussões contra a Argentina, partindo para a judicialização do caso e o fim de ajuda institucional.

Em entrevista a um jornal argentino, o presidente paraguaio disse que a hidrovia é como se fosse a autoestrada mais importante do Paraguai. “Nós não ignoramos a possibilidade de cobrança de pedágio, mas rechaçamos que isso seja feito de forma unilateral, como a Argentina vem fazendo”, disse.

Argentina é o segundo maior destino comercial de Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul tem forte relação comercial com a Argentina, sendo este o segundo principal destino de mercadorias locais. De acordo com dados de e Exterior, de janeiro a junho de 2023, o estado enviou ao país US$ 585 milhões, com crescimento de 200% no faturamento em relação ao mesmo período do ano anterior.

A hidrovia também é uma via importante para o Mato Grosso do Sul. Grãos como soja e milho são os principais produtos enviados para a Argentina, que costumam sair em embarcações de e chegar ao país pela hidrovia Paraguai-Paraná.

Entre janeiro e junho de 2023, foram enviados 1.918 bilhão de toneladas para a Argentina, sendo 841 milhões de toneladas pela hidrovia. O volume transportado pela hidrovia cresceu 261% este ano.