Pular para o conteúdo
Economia

Pedágio cobrado pela Argentina que afetou embarcação que saiu de MS será debatido nesta semana

Comitê Intergovernamental da Hidrovia é composto por representantes dos países que compartilham os rios da bacia, e reunião será na Bolívia
Priscilla Peres -
porto
Terminal de Porto Murtinho (Edemir Rodrigues, Subcom-MS)

O Comitê Intergovernamental da Hidrovia se reúne na quarta-feira (30) para debater o pedágio imposto pela às embarcações que utilizam Hidrovia -Paraná. Recentemente uma embarcação que saiu de Porto Murtinho foi retida até o pagamento da taxa, considerada irregular pelas autoridades.

A cobrança começou a ser feita no começo do ano e além do , o Paraguai também já questionou a legalidade e destinação da cobrança. Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, todos os países que fazem parte do Acordo da Hidrovia Paraguai-Paraná afetados pelo pedágio estão questionando a legalidade da cobrança.

O Comitê Intergovernamental da Hidrovia é composto por representantes dos países que compartilham os rios da bacia, sendo Bolívia, Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. E a reunião acontecerá em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.

Segundo o Itamaraty, o evento é preocupante, pois contraria a liberdade de navegação e a segurança jurídica. “Do ponto de vista brasileiro, preocupa-nos, assim, o acirramento da situação com a retenção de embarcações em função de cobrança de dívida quando a discussão sobre o pedágio vem sendo legitimamente questionada pelos demais estados-membros do Acordo da Hidrovia no marco daquele instrumento”, informou o ministério.

De acordo com o site H2FOZ, o pedágio argentino começou a ser cobrado tendo como base a tarifa de US$ 1,47 (R$ 7,50) por tonelada transportada pelas embarcações que cruzam o trecho. A justificativa apresentada pelo governo do país, à época, era a necessidade de investimentos na melhoria da sinalização e na dragagem dos pontos tidos como críticos.

Argentina é importante parceiro comercial de MS

Porto Murtinho já exportou 1,3 milhão de tonelada de para a Argentina em 2023. Além disso, 400 caminhões bitrens de todas as regiões do Estado chegam até a cidade para a exportação dos grãos constantemente, o que resulta em seis embarcações carregadas para o comércio com o país vizinho.

De acordo com a Abani (Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Navegação Interior), a decisão afronta os interesses de empresas brasileiras atuantes ao longo do trajeto hídrico.

“Nos últimos anos tivemos elevados investimentos brasileiros em construção de terminais e aquisição de ativos para navegação. Somente o grupo FV Cereais investiu na construção de terminal em Porto Murtinho mais de R$ 300.000.000,00 (trezentos milhões de reais), sendo que, recentemente, tivemos dois outros terminais que obtiveram a outorga de autorização na região de – Mato Grosso do Sul e outros dois estão em processo de licenciamento. Isso sem contar os altos investimentos que empresas produtoras de minério de ferro estão tendo na área portuária e ativos para navegação (barcaças, empurradores, dentre outros)”, informa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados