Comércio de Campo Grande está na expectativa de vendas durante feriadão

Lojas funcionarão normalmente durante feriadão

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
centro comercio
População no Centro de Campo Grande (Foto: Midiamax/de arquivo)

O comércio de Campo Grande funcionará normalmente e terá plantão para o Dia das Crianças durante o feriadão da Semana do Saco Cheio. Com isso, entidades comerciais estão com expectativa de ‘boom’ nas vendas e um bom movimento nos dias de recesso das lojas e shopping.

De forma geral, muitos aproveitam para viajar nos feriados prolongados o que beneficia o cenário a economia do turismo, mas, consequentemente, acaba reduzindo a circulação do público local, o que impacta negativamente o varejo tradicional com queda no faturamento.

Uma pesquisa da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) aponta que o comércio já está adaptado a esse feriado tradicional e se programou para essa realidade. Esse ano, o comércio espera um movimento maior com a data.

O levantamento mostrou que 97% dos entrevistados creem que vão vender mais em 2022. No ano passado, a expectativa positiva foi sinalizada por 82% dos entrevistados. Em 2020, o mesmo sentimento foi visto em 76% dos participantes.

“Para a Associação Comercial essa expectativa positiva é justificada pelos indicadores econômicos, como o fato de que Mato Grosso do Sul está entre os estados com a menor taxa de desemprego no país. Além da geração de empregos, que em agosto resultou na abertura de mais de 4 mil postos no estado, o recuo da inflação nesses últimos meses ajudou a formar uma percepção mais otimista do empresário”, disse o vice-presidente da ACICG, Omar Aukar.

Aukar reforça que o público infantil tem forte influência na decisão do consumo familiar e, nesta data comemorativa, não só os pais como também os avós, os tios e os padrinhos devem comprar presentes. E o comércio da capital está pronto para receber os consumidores com boas opções e condições de pagamento facilitadas para presentear as crianças.

Folga aproveitada

Servidores públicos devem movimentar o comércio. Adelaido Vila, presidente da CDL-CG (Câmara dos Dirigentes Lojistas de CG) comenta que há muitos que aproveitam o recesso para fazer algo que, normalmente, a rotina impede, como comer fora, comprar presentes e visitar o Centro da Cidade.

“É uma semana que o varejo campo-grandense vai aproveitar para liquidar parte dos seus produtos. Muitos viajam, mas, em contrapartida, o interior costuma visitar nesse momento. Terá promoções nos quatro shoppings, além do Centro que vai abrir normalmente as lojas âncoras, fazendo uma queima com expectativa de aquecer o mercado”.

A semana será um termômetro para outras datas de liquidação no comércio, como a Black Friday. “Estamos vendo um grande movimento, principalmente de eletrodomésticos”.

Regiane Dedé de Oliveira e economista da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de MS), também afirma que a data é bem-vinda, já que há fenômenos de transferências de movimento nos setores.

“Existe o consumidor que, por exemplo, almoça perto do trabalho, na semana de feriado ele poderá consumir em açougue, em conveniências. O comércio não é prejudicado em sua totalidade, alguns setores podem ter redução de demanda e outros um aumento”.

A dica da especialista é planejamento dos empresários para a data, como organizar escalas, reduzir suas compras e demandas.

Conteúdos relacionados

Bolsa Família
salário