Pular para o conteúdo
Economia

Contratação de temporários não ‘decola’ e MS tem pior geração de empregos para outubro desde 2020

Associação fala em pessimismo dos comerciantes e expectativa é contratar menos temporários que ano passado
Priscilla Peres -
Compartilhar
black comerciante
Vitrine do Centro de Campo Grande (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Se 2022 prometia ser um ano de recuperação na geração de empregos, não é o que se vê em Mato Grosso do Sul. Apesar do estoque de 607 mil vagas no ano, o resultado de outubro, com 1.693 novos empregos formais é pior que o de 2020, ano de início da pandemia de Covid-19.

Outubro é historicamente mês de alta nas contratações, devido à demanda por trabalhadores temporários para o fim de ano. Em outubro de 2020, o mercado de trabalho estadual gerou 3.949 vagas formais.

Isso significa que o resultado de outubro de 2022 é menos que a metade de outubro de 2020. Também fica abaixo da metade das 3.404 vagas de emprego geradas em outubro de 2021. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

O resultado de outubro é o pior de 2022, sendo que o menor resultado mensal até então era de abril, quando foram geradas 2.739 vagas.

Ainda assim, os dados por setor mostram que o Comércio ‘salvou’ a geração de empregos em outubro. O setor foi responsável por 1.324 vagas de empregos formais geradas em outubro. O setor de Serviços gerou 240 vagas, a Construção Civil 85, agropecuária apenas 25 e Indústria somente 19 postos de trabalho.

No mesmo mês de 2021, o setor de Serviços havia gerado 1.383 vagas, o Comércio 1.175 e a Construção Civil outras 543 vagas. A agropecuária foi responsável por 209 vagas naquele mês e a indústria por 94.

ACICG prevê cenário pessimista

Em outubro, a ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) divulgou pesquisa mostrando que os empresários estão pessimistas e, como consequência, devem contratar menos funcionários temporários do que no ano anterior.

Considerando o trimestre outubro a dezembro, a expectativa da ACICG é que sejam geradas cerca de 2 mil oportunidades de trabalho em empresas do setor terciário, que abrange atividades de comércio e serviços. No ano passado, esse percentual era de 3 mil vagas.

De acordo com a pesquisa, a maior parte das contratações deve ocorrer durante o mês de dezembro, diferente do ano passado, quando a maioria sinalizou que pretendia contratar já na segunda quinzena de novembro.

MS reflete cenário nacional

O Brasil gerou 159.454 vagas de trabalho com carteira assinada outubro, segundo o Caged. O resultado ficou abaixo da mediana das estimativas de analistas do mercado financeiro consultados pelo Projeções Broadcast.

As projeções eram de abertura líquida de 136.579 a 255.000 vagas em outubro, com mediana positiva de 220.000 postos de trabalho, conforme dados do Portal Uol.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados