Pular para o conteúdo
Economia

IBGE aponta aumento no abate de porcos e frangos no primeiro trimestre deste ano em MS

IBGE mostra, em pesquisa, que abates estão em alta e que Mato Grosso do Sul vai continuar registrando novas elevações até o final deste ano
Elias Luz - Publicado em
Compartilhar
IBGE
IBGE mostra, em pesquisa, que abates de frango e porco também estão em alta em MS. Foto: Leonardo de França.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), em nova pesquisa, mostra que os abates de frango e porto registraram altas de 4,2% e 4,4% no primeiro trimestre deste ano, respectivamente, quando comparados ao último trimestre de 2021. O IBGE aponta, ainda, que, no primeiro trimestre de 2022, Mato Grosso do Sul registrou o abate de 47,6 milhões de cabeças de frango. No Brasil, o abate de frangos caiu 1,7% em relação ao mesmo trimestre de 2021. Já Mato Grosso do Sul apresentou crescimento de 1,8% no mesmo período.

No país, o abate de 27,25 milhões de cabeças de frangos a menos no 1º trimestre de 2022, em relação a igual período do ano anterior, foi determinado pela queda no abate em 17 das 25 unidades da federação que participaram da pesquisa. As principais quedas ocorreram em: Rio Grande do Sul (-9,97 milhões), Paraná (-6,54 milhões), Santa Catarina (-4,66 milhões), Mato Grosso (-2,39 milhões), São Paulo (-1,94 milhões) e Minas Gerais (-1,78 milhões). Em contrapartida, ocorreram aumentos em: Bahia (+2,66 milhões), Mato Grosso do Sul (+863,73 mil) e Goiás (+644,09 mil). O Paraná lidera amplamente o abate de frangos, com 33,5% da participação nacional, seguido por Rio Grande do Sul (13,5%) e Santa Catarina (13,2%).

No pecuária suína, em Mato Grosso do Sul foram abatidas 631.599 mil cabeças, com aumento de 4,4% ante o mesmo período de 2021 e de 4,9% frente ao 4° trimestre de 2021. No Brasil, o abate de suínos seguiu a tendência de alta, por ser uma proteína substituta à carne bovina, e atinge um 1º trimestre recorde em 2022. No ranking dos Estados, Santa Catarina continua liderando o abate de suínos, com 3,8 milhões de cabeças, seguido por Paraná (2,7 milhões) e Rio Grande do Sul (2,3 milhões). Mato Grosso do Sul configura a sétima posição no ranking entre as Unidades da Federação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre 'cratera' na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra 'fotógrafo de ricos' em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Escolas rurais da Reme, de Campo Grande, voltam às aulas dia 17

Decisão ocorreu devido a fatores climáticos e de logística

Cotidiano

Castramóvel, Drive-thru da Oração e Ação do Procon interditam trânsito de Campo Grande neste fim de semana

Há interdições previstas para segunda, terça e quarta-feira também

Polícia

Lojas de tênis alvo de fiscalização reabrem com os mesmos produtos no centro de Campo Grande

As lojas foram fiscalizadas na última quarta-feira (5)

Polícia

Homem tenta esfaquear outro e acaba agredido com soco na Praça Ary Coelho

Vítima foi levada até a UPA Coronel Antonino na tarde desta sexta-feira (7)