Pular para o conteúdo
Economia

Declaração de Macron sobre soja mostra completo desconhecimento, diz Agricultura

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento se pronunciou nesta quarta-feira, 13, em relação às declarações do presidente da França, Emmanuel Macron, sobre o desmatamento na Amazônia e a produção de soja no Brasil. Em nota oficial, a pasta relatou que a soja brasileira “não exporta desmatamento”. Para o ministério, a fala de Macron demonstra […]
Arquivo -
EBC
EBC

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento se pronunciou nesta quarta-feira, 13, em relação às declarações do presidente da , Emmanuel Macron, sobre o desmatamento na Amazônia e a produção de soja no Brasil. Em nota oficial, a pasta relatou que a soja brasileira “não exporta desmatamento”. Para o ministério, a fala de Macron demonstra desconhecimento sobre os métodos de produção brasileiros.

“A declaração do presidente francês, Emmanuel Macron, sobre a soja brasileira mostra completo desconhecimento sobre o processo de cultivo do produto importado pelos franceses e leva desinformação a seus compatriotas”, destacou a pasta.

Mais cedo, o vice-presidente da República, Hamilton , também havia avaliado que a fala do mandatário francês indicava desconhecimento sobre a produção brasileira do grão.

Na terça-feira, 12, em suas redes sociais, o presidente francês afirmou que “continuar a depender da soja brasileira seria ser conveniente com o desmatamento da Amazônia”. No vídeo publicado em sua conta oficial no Twitter, o presidente francês fala em “não depender mais” da soja brasileira e produzir o grão na . “Nós somos coerentes com nossas ambições ecológicas, estamos lutando para produzir soja na Europa”, disse.

O comunicado do Ministério ressaltou que a legislação ambiental brasileira é uma das mais “rigorosas” do mundo. O uso de “tecnologias reconhecidas que ampliaram a sustentabilidade de sua produção agropecuária” também foi destacado.

“Toda a produção nacional tem controle de origem. A soja brasileira, portanto, não exporta desmatamento”, afirmou a pasta

De acordo com o ministério, o Brasil “detém domínio tecnológico para dobrar a atual produção com sustentabilidade, seja em áreas já utilizadas, seja recuperando pastagens degradadas, não necessitando de novas áreas”.

A nota oficial citou, ainda, a condição do País de maior produtor e exportador de soja do mundo, responsável por abastecer mais de 50 países com grãos, farelo e óleo.

A fala de Macron repercutiu negativamente no setor produtivo. Em nota, o líder da bancada ruralista, deputado Alceu Moreira (MDB-SP), disse que a produção da oleaginosa está dissociada de qualquer processo de desmatamento desde 2008.

“Alertamos que a política interna da França não pode colocar em xeque outra nação e a legalidade de nossas políticas públicas para a agricultura como um todo”, afirmou o deputado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ministério da Agricultura descarta caso de gripe aviária em Terenos

pantaneta

Léo Santana, Dj Jiraya Uai e ex-Terra Samba se apresentam na Pantaneta 2025

loteria

Apostas de Coxim e Dourados faturam R$ 36 mil na Mega que acumulou em R$ 130 milhões

Idoso é encontrado morto em casa no Jardim Bonança

Notícias mais lidas agora

Pela segunda sessão consecutiva, CNMP julga denúncias de corrupção no MPMS

Após vistoria apontar ‘cheiro intenso’, JBS insiste que adotou medidas antifedor

concessão morenão

Concessão de até 35 anos é alternativa para Morenão, aponta presidente de Comissão

Flu domina Borussia, mas fica no 0 a 0 na estreia do Mundial de Clubes

Últimas Notícias

Esportes

Brasil é escolhido como sede dos Pans de Ginástica Artística e Rítmica

Decisão foi tomada durante assembleia geral ordinária da União Pan-Americana de Ginástica

Polícia

Perseguição termina com um preso e apreensões de 428 Kg de maconha e carro roubado em Campo Grande

428 Kg de maconha apreendidas pela Polícia Rodoviária Federal, na noite desta segunda

Mundo

Trump Media e Rumble pedem e Justiça dos EUA expede nova citação contra Moraes

Acusam de censurar conteúdos publicados dessas redes sociais no Brasil.

Esportes

Mamelodi supera público baixo e garante a vitória sobre o Ulsan no Mundial de Clubes

Time sul-africano superou o Ulsan HD