Nada de churrasco! Especialista ensina como usar os saques do FGTS
O anúncio do governo de que irá liberar saque de contas ativas e inativas do FGTS (Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço) animou a população, por mais que as regras ainda estejam nebulosas: na segunda-feira (22), o governo anunciou que estuda limitar os saques a R$ 500,00 de cada conta do fundo, por exemplo. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O anúncio do governo de que irá liberar saque de contas ativas e inativas do FGTS (Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço) animou a população, por mais que as regras ainda estejam nebulosas: na segunda-feira (22), o governo anunciou que estuda limitar os saques a R$ 500,00 de cada conta do fundo, por exemplo. A previsão é que nesta quarta-feira (24) o ministro Paulo Guedes anuncie, afinal, as regras.
Até lá, mesmo que a proposta seja limitada, o dinheiro pode ajudar muita gente que está com a corda no pescoço, digamos assim, a tentar resolver as pendências financeiras e poder, por exemplo, limpar o nome. Mas, é preciso cuidado para não colocar em risco o montante e gastar em vão a reserva financeira construída após meses – ou anos – de trabalho.
“Muitas pessoas usam rendas extras sem considerar sua situação financeira atual. Infelizmente, isso é comum”, conta o presidente da DSOP Educação Financeira, Reinaldo Domingos.
Segundo Domingos, a decisão de sacar o FGTS ou não vai depender justamente da situação financeira em que a pessoa se encontra. Basicamente, haverá dois perfis de pessoas: quem está com nome sujo ou quer amortizar uma grande dívida e quem segue no “azul” e, portanto, poderia usar o dinheiro com mais criatividade.
“Se você está em uma situação financeira confortável, a melhor orientação é tirá-lo imediatamente da conta corrente e direcioná-lo para uma aplicação que tenha melhores rendimentos”, detalha.
Mas, para quem está no vermelho, quitar dívidas e saber negociá-las junto aos credores também pode trazer um bem estar num futuro próximo. Confira orientações do especialista para quem está em situação de inadimplência, de equilíbrio financeiro e também para quem já tem o hábito de investir:
Nome sujo ou com dívidas
Caso o valor resgatado seja suficiente para quitar a dívida em atraso totalmente, é interessante efetuar o saque. Mesmo assim, é válido negociar e conseguir descontos, diminuindo parte da dívida, para então fazer o pagamento à vista. Por outro lado, se não for para quitar 100% da dívida, é mais interessante investir o valor e para ter força para negociar no futuro.
Em qualquer um dos casos, é preciso fazer a tarefa de casa e buscar se educar financeiramente, ou seja, mudar os hábitos para não mais retornar à inadimplência. O primeiro passo é olhar para a sua situação de forma honesta e levantar todos os números, traçando um planejamento para renegociar a dívida – agora ou no futuro – em parcelas quem respeitem o orçamento mensal.
Tudo azul
Quem tem dívidas dentro do orçamento ou não está inadimplente precisa ter cuidado na hora de definir o uso do dinheiro sacado. Quem não tem um objetivo mais claro para o uso do FGTS, como pagar dívidas, pode acabar se atrapalhando e gastar o dinheiro em vão com supérfluos, por exemplo.
Segundo Domingos, mesmo quem está no azul deve sacar o dinheiro assim que possível e, a partir daí, usar soluções inteligentes, como aplicar o valor em investimentos como poupança, CDB e tesouro direto, entre outras, que rendam mais do que o FGTS. Portanto, nada de queimar a grana fazendo aquele churrascão!
Notícias mais lidas agora
- Barroso diz que CNJ só manteve evento nacional em MS após escândalo para evitar ‘pré-julgamento’
- VÍDEO: Seringueira centenária cai, atinge 5 carros, duas casas e interdita rua
- Operação fecha bares da 14 e três proprietários são levados para a delegacia em Campo Grande
- Idoso passa mal durante café da manhã e morre nas Moreninhas em Campo Grande
Últimas Notícias
Advogado do Espaço Terapêutico Fazendinha nega interdição e lamenta interrupção de tratamentos
Equipes do Ministério Público, Vigilância Sanitária e Polícia Civil realizaram vistoria no local e liberaram 28 pacientes que optaram por deixar a internação
Em Campo Grande, ministros destacam desafios e uso de tecnologia nos Tribunais Superiores
Ministros participam de evento do Conselho Nacional de Justiça
Ex de homem que atacou STF com bombas morre 16 dias após atear fogo em casa
Ela teria ateado fogo nela e na residência em que morava com o ex-marido
VÍDEO: Incêndio destrói carro de autoescola no interior de MS
O incidente ocorreu na tarde desta terça-feira (3)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.