Dados meteorológicos confirmam os efeitos da onda de calor que atinge Mato Grosso do Sul desde a semana passada. Conforme balanço do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), atualizado na manhã desta segunda-feira (6), das 10 cidades com maiores temperaturas registradas nas últimas 24 horas, seis ficam em MS. 

Em primeiro lugar no ranking, com  38,1°C aparece Cuiabá, Capital de Mato Grosso.

No entanto, na sequência, estão listados Pão de Açúcar, no Alagoas com 37,8°C, Corumbá (37°C), o distrito de Nhumirim, no Pantanal sul-mato-grossense (37°C), Aquidauana (36,8°C), Porto Murtinho (36,4°C), Jardim (36,2°C), Paranapoema, no Paraná (36°C), Vila Bela da Santíssima Trindade, no Mato Grosso (36°) e Água Clara fechando a lista, também com 36°C.

Onda de calor e baixa umidade do ar

Pela terceira vez, o Inmet renovou nesta segunda-feira (6) o alerta da onda de calor para Mato Grosso do Sul, que completará 12 dias consecutivos no aviso severo para temperaturas, com 5°C acima da média. Aliado aos termômetros, o Estado também enfrenta a baixa umidade relativa do ar.

Até às 18h de quinta-feira (9), o Estado permanece no epicentro dessa condição meteorológica.

O aviso é vermelho, indicando um grau de severidade da onda de calor que implica em risco à saúde e incêndios. A massa de ar quente também se concentra ao sul de Mato Grosso, norte do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Todo o Mato Grosso do Sul está também em alerta para baixa umidade relativa do ar, com índices entre 20% e 30%. A recomendação é ingerir bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas e quentes, e evitar exposição ao sol.