A produção de etanol na Safra 2018/2019, em Mato Grosso do Sul, alcançou 2 bilhões de litros. O volume produzido neste ano é 60% maior, se comparado ao mesmo período do ano passado. Até a segunda quinzena de agosto, a produção de hidratado foi de 1,5 bilhão de litros e anidro 475 mil litros.

A moagem de cana-de-açúcar atingiu 30,5 milhões de toneladas neste mesmo período. Volume 11,2% maior em relação à safra passada. Houve crescimento também, na quantidade de Açucares Totais Recuperáveis (ATR), com 134,72 kg/tonelada de cana no período acumulado, contra 128,07 kg/tonelada na safra passada. Já a produção de açúcar continua em queda, com volume menor de 29,9% (649 mil toneladas), se comparada ao ano anterior, que registrou 940 mil toneladas.

Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul), Roberto Hollanda Filho, o clima interferiu nos resultados para a colheita de cana no estado. De acordo com Hollanda, mesmo com a chuva registrada no mês de agosto, os produtores conseguiram se manter adiantados em relação à safra passada. Sobre a produção do etanol, o presidente da Biosul afirma que “as unidades mantêm a tendência registrada ao longo da safra. ”