CONFIRA: Pesquisa do Procon com produtos de ‘quermesse’ mostra variação de até 500%

Durante o mês de julho são tradicionais as ‘festas julinas’ com comidas e bebidas típicas como canjica, bolo de fubá e o quentão. Para quem vai organizar a festa, a dica é pesquisar os preços, pois, o Procon MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) realizou levantamento com 256 itens e encontrou variação de […]

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Durante o mês de julho são tradicionais as ‘festas julinas’ com comidas e bebidas típicas como canjica, bolo de fubá e o quentão. Para quem vai organizar a festa, a dica é pesquisar os preços, pois, o Procon MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) realizou levantamento com 256 itens e encontrou variação de até 500% nos valores.

Entre os itens pesquisados estão os gêneros alimentícios, bebidas e utensílios de bazar utilizados nas festas como copinhos, palitos, guardanapos, talheres e pratos descartáveis. A pesquisa foi realizada entre os dias 26 de junho e 4 de junho.

Confira a pesquisa completa

A maior variação entre os alimentos foi no pacote de cinco quilos da linguiça toscana Seara. O produto foi encontrado por R$ 61,50 no Assaí Atacadista e R$ 14,99 no Supermercado Pires. O gengibre apresentou variação de 247,24% entre os estabelecimentos e foi seguido pelo pacote de 500 gramas de fubá mimoso (208,05%).

Foram pesquisados nove estabelecimentos comerciais: Carrefour; Walmart; Fort; Extra; Atacadão; Assai; Comper; Duarte e Pires. Entre os itens de alimentação, os ‘atacarejos’ ganharam como os mais baratos: Fort, Atacadão e Assaí.

Os produtos de bazar também foram pesquisados em lojas de utilidades domésticas: Paulistão; Hiperfesta; Giga e Planeta. A análise do Procon sobre estes itens, é de que é mais barato comprar nas lojas de utensílios domésticos. O item com maior variação atingiu 500%: pacote com 50 colheres descartáveis. O preço foi de R$ 2,75 a R$ 18,25.

A pesquisa somente com estes produtos pode ser conferida neste link

O Procon Estadual atende ao público na rua 13 de Junho, 930, no Centro de Campo Grande, das 7h às 19h. O telefone de contato é o (67) 3316-9800. O órgão possui ainda o número 151, por meio do qual os consumidores podem esclarecer dúvidas que envolvam relações de consumo e fazer denúncias de produtos impróprios e vencidos, entre outras irregularidades.

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