Programa Acesso a Mercados quer conquistar e manter compradores

 

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, discutiu nesta quinta-feira (21) o PAM-AGRO (Programa Acesso a Mercados), piloto que prevê ações para promover o brasileiro no exterior e atrair investidores. Reunião em Brasília contou com presença de cinco entidades, que representam 40% de todas as exportações do país.

O PAM-AGRO é uma das ações do ministério visando aumentar de 7% para 10% a participação do Brasil no mercado internacional nos próximos cinco anos.

“Estamos discutindo uma nova abordagem dos mercados internacionais para mostrar que o governo quer ir numa direção, mas não pode ir sozinho. Só se o empresariado topar”, disse o ministro, que acredita que é preciso criar alternativas para a conquista de novos mercados e a consolidação dos que já existem.

Estiveram presentes na reunião a Citrus-Br (Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos), União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos) e Conselho dos Exportadores de Café do Brasil, e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

“Os grandes setores produtivos do agronegócio do Brasil devem fazer a conjugação de melhoria da imagem do nosso país no exterior, de capacitação e de entrada em novos mercados”, lembrou o presidente da Apex-Brasil, Roberto Jaguaribe. Segundo ele, é preciso divulgar que o país tem uma agricultura sustentável e uma das mais rígidas leis ambientais do mundo. “A sustentabilidade brasileira deve agregar valor aos produtos agrícolas”, enfatizou. De acordo com a Embrapa, 61,3% do território nacional são ocupados por áreas de preservação.