Com problemas climáticos, produção de grãos pode cair 9% em MS
Estimativa de recuo na safra de milho é de 17,4%, segundo IBGE
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Estimativa de recuo na safra de milho é de 17,4%, segundo IBGE
A quinta estimativa de 2016 para a safra de grãos, divulgada nesta quinta-feira (09) pelo IBGE (Instituto Nacional de Geografia e Estatística), não traz bons resultados para Mato Grosso do Sul. Com problemas climáticos, a produção deve recuar 9,4%, e alcançar 15,69 milhões de toneladas.
O milho safrinha é a commodity mais prejudicada devido aos problemas climáticos. O grão foi plantado com atraso, passou por estiagem em abril e forte umidade no solo em maio devido as chuvas. Enquanto a área da produção de grãos, no geral, pode subir 1,1%, a do milho, na contramão, pode recuar também 1,1%.
A previsão do IBGE é de uma produção de milho de 8,03 milhões de toneladas, número 17,4% menor que a safra do ano passado, de 9,73 milhões de toneladas.
O rendimento médio deve cair perto de 16%, alcançando 4.831 quilos por hectare. Na safra 2015 era de 5.785 quilos/hectare.
Conab
O 9º Levantamento da Safra de Grãos 2015/16, divulgado nesta quinta-feira (09) pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), mostrou aumento de 7,4% na produção agrícola do Estado, de 15,54 para 16,78 milhões de toneladas. A produtividade subiu 11%, alcançando 4.150 kg/ha. Já, a área passou de 4,04 para 4,2 milhões de hectares.
A área de milho de primeira safra tem apresentado forte redução, com estimativas de 22% de perda em comparação com à safra passada. E mesmo cenário para o milho safrinha. Em abril faltou umidade no solo devido as altas temperaturas que atingiram as lavouras. Em maio, o problema foi a chuvarada, e com isso, as lavouras tiveram plantas mal desenvolvidas e de menor porte, com espigas menores e mal granadas, indicativos reais das quebras de produtividades relatadas em praticamente todos os municípios levantados.
A soja já foi colhida, mas com atraso no Estado. Segundo a Conab, a produtividade média alcançada apresentou redução de 4,5% em relação à safra 2014/15, que atingiu 2.980 kg/ha. Os melhores resultados foram alcançados na região centro-norte e devem, basicamente, onde foram registradas às melhores condições climáticas.
No país, a Conab estima uma produção brasileira de 196,5 milhões de toneladas, com uma redução de 5,4% ou 11,2 milhões de toneladas em relação à safra 2014/15, que foi de 207,7 milhões.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.