Equipe da Iagro debate desafios para erradicação da aftosa
4º Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
4º Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal
O diretor-presidente, Luciano Chiochetta, o diretor executivo, Roberto Bueno, a fiscal estadual agropecuária da Divisão de Defesa Sanitária Animal, Kathianne Kelly Chaves de Oliveira, e o gerente de Defesa Sanitária Animal, Rubens de Castro Rondon, da Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal (Iagro), participam hoje, em Cuiabá (MT), do 4º Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal – Endesa 2015.
Realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o evento que reúne profissionais de todo canto do País, foi aberto na noite anterior com a 5ª Reunião Extraordinária da Cosalfa (Comissão Sul-Americana para a Luta contra a Febre Aftosa), onde foram colocados em pauta a atuação epidemiológica da febre aftosa nos países sul americanos e pontuados os desafios para sua erradicação até 2020 nos 13 países que compõem a comissão.
Já na reunião do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), na manhã desta terça-feira (19), o grupo discutiu com o diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Marques, a importância de definir ações integradas para garantir a sanidade animal e o financiamento desse trabalho nos Estados.
Também entrou em debate a responsabilidade sobre a sanidade dos animais aquáticos que, com a extinção do Ministério da Pesca, passa novamente a ser de responsabilidade do MAPA.
Para Luciano, o trabalho na área de sanidade se realizado de forma coordenada e baseada na cooperação entre os vários elos da cadeia produtiva, entidades e governos, pode obter resultados muito mais eficazes. “Os encontros periódicos e a troca de experiências que acontecem durante os vários eventos são fundamentais para a melhoria da qualidade do serviço no Estado de origem. A sanidade exige vigilância permanente”, frisou.
Endesa
O Endesa 2015 tem como tema “Proteger os animais, preservar nosso futuro” e visa aprimorar ações de Defesa Sanitária Animal, por meio do intercâmbio entre o Serviço Veterinário Oficial, setor privado e meio acadêmico e científico. O encontro realiza um balanço das ações dos dois últimos anos e projeta ações para os próximos dois anos, destacando-se como um dos principais eventos técnico-científico na área da Defesa Sanitária Animal.
Cosalfa
Criada em 1972, a Cosalfa tem a finalidade de avaliar o progresso alcançado pelos programas nacionais de controle e erradicação da febre aftosa na América do Sul, e recomendar ações para esses programas, assegurando a integração regional de ações de intervenção. Os 13 países membros da Cosalfa são: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Venezuela e Uruguai.
Fonesa
O Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária, é uma reunião permanente que congrega agências de defesa e inspeção de todo o Brasil e o Ministério da Agricultura e Pecuária.
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
Sejusp vai interditar Unei Dom Bosco para reforma, mas depende de concurso em janeiro
Falta efetivo de 70 funcionários em Unei de Mato Grosso do Sul
Procurando emprego? Em Campo Grande, rede de fast food oferta 30 oportunidades para cargo de atendente
Experiência anterior não é uma exigência para o cargo
Lula deixa UTI e passa a ter cuidados semi-intensivos no hospital
Boletim médico mais recente foi divulgado no fim da manhã desta sexta
Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
Roberto foi encontrado morto pela irmã
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.