Bombeiros alertam para perigos ao soltar fogos de artifício

Com a chegada das festas da virada do ano muitas pessoas já querem garantir, que o Ano-Novo seja cheio de brilho e barulho com os fogos de artifício. A movimentação no comércio de já começou, e a sócia de uma loja de fogos na região central da cidade espera uma movimentação acima de 80% “muitas pessoas já começaram a procurar os fogos porque vão viajar e querem garantir a festa da família. E nestes dias que antecedem a festa de Ano-Novo o movimento na loja deve aumentar em 80% nas vendas com relação ao ano todo, já que a procura nesta época é bem maior.”, explica, Irene Coutinho, sócia da loja.

O vendedor Marlon Simon, de 38 anos, foi garantir o brilho da festa da família “Como vou viajara para a fazenda, já vim comprar logo, e como as crianças já estão maiores vai ser mais divertido.” Afirma o vendedor. Outro consumidor que resolveu não deixar para última hora a compra dos fogos foi Fernando Issao, de 25 anos “Vamos fazer um réveillon diferente este ano, por isso, resolvemos comprar os fogos, e para evitar o tumulto da véspera resolvi me antecipar.”

A sócia da loja acredita que até a véspera de Ano-Novo mais de mil pessoas devem procurar fogos de artifício, que no estabelecimento tem mais de 100 itens para qualquer gosto e bolso, já que um simples kit de fogos coloridos pode custar R$20 reais podendo chegar até R$ 5 mil reais a brincadeira.

Mas o corpo de bombeiros alerta para possíveis acidentes com o manuseio do produto. “Quem vai comprar os fogos precisa ter certeza da garantia do produto e da certificação do local. Outro importante fator é seguir corretamente as instruções que estão na embalagem, e soltar os fogos em local aberto longe das pessoas.”, explica o Aspirante a Oficial Dilson Rosa Higa, do Corpo de Bombeiros.

Outro alerta feito é de não fazer experiências ou modificações nos fogos, ou a fabricação para se evitar acidentes, e caso ocorra queimaduras a recomendação é de cobrir o ferimento com um pano limpo até a chegada ao hospital. Não se deve usar pomadas sem orientação médica e furar as bolhas criadas pela queimadura procurando atendimento médico imediatamente.