Procon de Dourados encontra variação de até 271% em pesquisa de produtos de Natal
Levantamento foi realizado em 11 estabelecimentos do município
Ranziel Oliveira –
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A Prefeitura de Dourados, por meio do Procon (Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor), realizou uma pesquisa comparativa de preços dos produtos típicos da época do Natal, nesta quarta-feira (7). Foram pesquisados 44 itens como panetones, carnes, frutas, enlatados e bebidas, de 11 estabelecimentos do município. A variação encontrada foi de até 271,49%.
O produto com maior variação constatada nos preços praticados pelos supermercados é o quilo do Bacalhau do Porto, a diferença chega a 300,98%. O item custava R$ 39,90 no local onde era vendido pelo menor preço e foi encontrado a R$ 159,99 no estabelecimento que oferecia o maior valor.
Outros três itens pesquisados apresentaram variação entre estabelecimentos superior a 200%: azeitonas verdes com caroço de 200g (271,49%); quilo do peixe tipo bacalhau (240,66%); e azeitonas verdes sem caroço de 200g (216,63%).
A equipe de pesquisadores do Procon também observou que mais onze produtos natalinos apresentaram diferença superior a 100% entre o maior e menor preço. A sidra tradicional sem álcool, por exemplo, foi encontrada a R$ 7,15 em determinado supermercado e a R$ 20,29 em outro, variação de 183,78%.
Os demais itens com variação maior que 100% são: quilo da costela bovina (182,10% de variação); quilo das frutas cristalizadas (178,89%); panetone tradicional de 500g (156,43%); quilo da uva-passa escura (156,36%); leite condensado de 395g (125,31%); chocotone e panetone tradicional de 400 g (107,02%); refrigerante sabor cola 2l (106,9%); refrigerante sabor guaraná 2l (106,61%); e farofa pronta de 250g (102,61%).
O Procon recomenda que o consumidor efetue cuidadosa pesquisa de preço, avaliando sempre a relação entre preço e qualidade, fique atento às informações contidas nos rótulos, como peso, data de fabricação, prazo de validade e condições de conservação. Também precisa ser levado em conta custo-benefício de deslocamento ao estabelecimento. Por fim, o consumidor deve sempre exigir a nota fiscal no ato da compra.
Em caso de dúvida ou reclamação, basta entrar em contato pelos telefones 151, 3411-7792 e 2222-1650 ou enviar mensagem para o e-mail: procon@dourados.ms.gov.br.
Também existe o link oficial de reclamações e denúncias, você pode acessar clicando aqui.
Confira a pesquisa completa:
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