Desde que a começou em há dois dias, consumidores passaram a denunciar quedas de energia em diversos bairros da cidade. Moradores chegaram a ficar mais de 24 horas sem luz e relatam prejuízos. Mesmo com a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga a Energisa pausada, o relator explica que as denúncias dos consumidores serão levadas em consideração e que a concessionária tem obrigação de modernizar a rede de transmissão. 

O deputado Capitão Contar (PSL), presidente e relator da CPI da Energisa, explica que as denúncias contra a concessionária são variadas. Apesar da CPI ter foco no valor cobrado nas contas de energia, todos os relatos serão considerados. 

“A CPI da Energisa está pausada por conta da , mas está a todo vapor, estamos apenas aguardando a volta dos trabalhos. Nada mudou, nosso objetivo é muito claro”, disse o deputado. Contar explica que a CPI será retomada assim que a Assembleia Legislativa voltar com os trabalhos presenciais. 

Nos bairros, consumidores contam que basta uma garoa para derrubar a energia elétrica. O relator da CPI explica que a empresa tem a obrigação de modernizar a rede de transmissão. “A empresa tem obrigação contratual de modernizar redes de transmissão, nós vamos juntar todas as informações sobre queda de energia, não é o objetivo principal, mas será levado em conta por conta do cumprimento de contrato por parte da empresa”, explica.

A CPI da Energisa busca investigar, principalmente, os altos valores cobrados pelos serviços da empresa de energia elétrica. Em uma das audiências, a má qualidade e a falta de manutenção das redes elétricas também foi discutida.

“Uma rede defeituosa não altera a medição ou consumo, ela acarreta interrupção do fornecimento ou até a queima do equipamento”, explicou o diretor da Energisa, Marcelo Vinhais, durante audiência na Assembleia Legislativa em março do ano passado. 

O representante do (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), Alex Lessa, esclareceu que o pode pedir a aferição dos medidores de energia para verificar se há alguma alteração no equipamento que possa ocasionar leituras incorretas no consumo. “Existe um laboratório de medidores de energia e estamos prontos para atender essa demanda”, destacou.