Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com sete mortes confirmadas, casos de dengue chegam a 2.445 em MS

Até a primeira semana de abril, Mato Grosso do Sul registrou 6.692 casos prováveis de dengue
Lethycia Anjos -
Focos de mosquito transmissor da chikungunya (Foto: arquivo Midiamax)

Em sete dias, confirmou 400 novos casos de , totalizando 2.445 infecções pela doença. Com a nova atualização, o Estado soma 6.692 casos prováveis e sete mortes em decorrência do vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

Os dados da 13ª semana epidemiológica dengue, divulgados nesta semana, não apontam novas mortes. Contudo, dos sete óbitos já confirmados, um ocorreu pela infecção da Dengue sorotipo 1, três pelo sorotipo 2 e um pelo sorotipo 3. Dois óbitos não estão subtipados. Além disso, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) investiga outras seis mortes prováveis pela doença.

Entre os municípios que confirmaram óbitos em 2025 estão: Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã e Coxim. Do total de vítimas, três possuíam algum tipo de comorbidade.

Incidência de casos

No cenário nacional, Mato Grosso do Sul ocupa a 50ª posição em incidência de casos, com 6.692 registros prováveis, o que representa um coeficiente de 242,8 casos por 100 mil habitantes.

Entre os 79 municípios do Estado, 40 registram alta incidência de dengue, ou seja, mais de 300 casos por 100 mil habitantes. As cidades com as maiores taxas de incidência são:

  • Jateí – 250 casos
  • Selvíria – 303 casos
  • Paraíso das Águas – 141 casos
  • – 178 casos
  • Figueirão – 68 casos
  • Inocência – 137 casos
  • Aparecida do Taboado – 351 casos

Na Capital, , a SES contabilizou 164 casos prováveis de dengue entre 1º de janeiro e 4 de abril de 2025, o que indica uma baixa incidência em relação à sua população.

Em relação ao perfil dos casos, mulheres concentram a maioria das confirmações, cerca de 54,2% do total, enquanto os homens correspondem a 45,8%. A faixa etária mais afetada é a de jovens entre 20 e 29 anos, que respondem por aproximadamente 20% do total de casos.

Mato Grosso do Sul contabiliza 865 casos de Chikungunya

Além da dengue, a Chikungunya têm gerado preocupação nas autoridades de saúde em Mato Grosso do Sul. Desde o início do ano o Estado registrou 4.668 casos prováveis, dos quais 865 estão confirmados no Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). O boletim epidemiológico também aponta 12 casos da doença em gestantes.

Até o momento, uma morte está confirmado em decorrência da Chikungunya no município de Dois Irmãos do Buriti. Por isso, a SES alerta para os riscos da automedicação e reforça que, em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, recomenda-se procurar a unidade de saúde mais próxima.

Vacinação

Vacinação contra a dengue (Reprodução, prefeitura)

Conforme o boletim, 201.349 doses da vacina contra a dengue já foram aplicadas na população-alvo. Até o momento, Mato Grosso do Sul recebeu do Ministério da Saúde um total de 241.030 doses do imunizante.

O esquema vacinal abrange duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. A vacinação é recomendada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue dentro do grupo de 6 a 16 anos.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional