Começa nesta quinta-feira, a partir das 14 horas, a aplicação da vacina da gripe para campo-grandenses de todas as idades. Na Capital, as doses estarão disponíveis em mais de 70 unidades básicas de saúde nas sete regiões da cidade. 

Conforme divulgado pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), 160 mil doses estarão disponíveis para a população. Até o momento, o público já vacinado segue bem abaixo do esperado. Conforme último balanço, da meta de 300 mil imunizados, 66 mil se vacinaram, percentual de apenas 17%.

A ampliação de público foi recomendada pelo Ministério da Saúde diante do aumento de casos gripais em todo o País, além da baixa adesão à vacinação. Com maior parcela da população protegida, a expectativa é redução de casos gripais e, consequentemente, procura por atendimento nas unidades de saúde.

Para encontrar um ponto mais perto da sua casa, basta clicar aqui.

Situação de emergência

Na terça-feira (30), a Prefeitura de Campo Grande decretou situação de emergência por conta do elevado número de casos de SRAGs (Síndromes Respiratórias Agudas Graves) registrados, o que tem levado a sobrecarga dos serviços de saúde e maior demanda por internação hospitalar.

Atualmente, 29 crianças que dependem de oxigênio aguardam na fila por uma vaga em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). O município tenta abrir novos leitos hospitalares pediátricos, devido à elevação na demanda por internação.

“Em quantidade da SRAG, no ano passado foram 1.400. Esse ano são mil, porém o tempo de internação desses nossos pacientes está chegando de 10 a 15 dias. O que isso significa que não há um giro de leito. O paciente interna e a gente não consegue colocar outro”, explicou a secretária de saúde, Rosana Leite.