Os incêndios florestais na região do Pantanal sul-mato-grossense no período de 1.º a 4 de junho registraram aumento de 1009% em relação ao ano anterior. Os dados são do Informativo de Incêndios Florestais, divulgado pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) e CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar do estado do Mato Grosso do Sul).

O bioma do Cerrado também apresenta aumento, com 59% em relação ao mesmo período no ano anterior. Em ambos os biomas, foram registrados 1.759 ocorrências de incêndios florestais atendidas pelo Corpo de Bombeiros, um aumento de 71% em relação à 2023, que registrou 1023 atendimentos.

Segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), os municípios que concentram 92,6% dos focos de calor no Pantanal, são Corumbá (72,6%), Aquidauana (15,0%) e Rio Verde de Mato Grosso (5,0%).

Diante da crise, o Corpo de Bombeiros está atuando intensamente na região desde o domingo (2). Nesta área, já foram empregados 254 bombeiros nas ações de prevenção, preparação e combate aos incêndios florestais.

A situação deve perdurar por mais alguns dias, pois a previsão do tempo indica sol e poucas nuvens sobre Mato Grosso do Sul, no período de 5 a 13 de junho, com temperaturas acima dos 30 graus, aliado à umidade relativa do ar abaixo dos 30%.

As condições meteorológicas previstas tornam o ambiente atmosférico propício para ocorrência de incêndios florestais. Porém, entre os dias 14 e 19 de junho, devido ao avanço de uma frente fria pelo estado, há probabilidade de mudanças no tempo.