População passa a ter acesso a relatórios de manifestações da Ouvidoria de MS

Os relatórios de gestão são elaborados pelos órgãos e entidades estaduais, onde é indicado o número de manifestações recebidas

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Ilustrativa – Acesso aos relatórios (Foto: Reprodução).

A população agora pode verificar quais foram os principais tipos de manifestações registradas para órgãos e entidades do Poder Executivo de Mato Grosso do Sul durante os anos de 2023 até 2018.  

As informações estão na Consolidação Anual dos Relatórios de Gestão de Ouvidorias, que reúne os registros efetuados através dos canais de comunicação que viabilizam a interlocução entre os cidadãos e a administração pública durante cada ano.

Segundo o ouvidor-geral do Estado, Álvaro Carneiro Neto, o documento consolida “todos os relatórios de gestão elaborados pelos órgãos e entidades estaduais, onde é indicado o número de manifestações recebidas”. 

As manifestações são separadas por tipo, como reclamações, denúncias, sugestões, elogios e solicitações; os motivos das manifestações; a análise dos pontos recorrentes e, ainda, as providências adotadas para solucionar as demandas.

Importância do acesso

Para a auditora do Estado, e chefe da UMAI (Unidade de Manifestações de Ouvidoria e Acesso à Informação), Laura Cesco Gonçalves, as publicações são importantes tanto para o cidadão, que tem acesso ao número de manifestações recebidas pelo Estado, como para a administração pública, que dispõe de um instrumento que pode auxiliar na tomada de decisão em relação às políticas públicas mediante a síntese das principais demandas da população. 

O documento é gerado por meio de modelo elaborado pela CGE-MS (Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) através da OGE (Ouvidoria-Geral do Estado).

Assim, os responsáveis pelas unidades setoriais e seccionais de controle interno dos órgãos e entidades estaduais podem preencher. Na etapa seguinte, é efetivada a conferência de todos os dados informados.

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