Para evitar uma nova epidemia de dengue, equipes da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), circulam em quatro bairros de Campo Grande nesta quarta-feira (20), com serviço de UBV (borrifação ultra baixo volume), popularmente conhecido como fumacê.

A ação visa conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti que também transmite a zika e chikungunya. Das 16h às 22h, equipes da CCEV (Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais) irão intensificar a desinfecção nos bairros: Jardim Panamá, Guanandi, Aero Rancho e no Núcleo Industrial.

Para garantir a eficácia do inseticida, é necessário manter as portas e janelas abertas, assim o veneno consegue atingir locais onde há maior probabilidade de estarem os mosquitos.

O fumacê atinge os mosquitos adultos, preferencialmente as fêmeas, maiores transmissoras das doenças. Contudo, há probabilidade de que outras espécies sejam atingidas, por isso, é necessária uma aplicação criteriosa do veneno.

Os serviços podem ser adiados ou até mesmo cancelados em caso de chuvas, ventos ou neblina, uma vez que atividades meteorológicas prejudicam a aplicação do veneno.

Cronograma do fumacê

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.