Uma família residente há mais de 25 anos em uma região de Porto Morrinho, área rural de , foi despejada na manhã desta sexta-feira (12). A ação foi efetivada por policiais federais e militares do exército, que cumprem decisão judicial de despejo, expedida pela 1ª Vara Federal de Corumbá, em outubro de

Ao Capital do , Neyr Sebastião Pereira Jr, de 37 anos, relata que a família ainda não tem para onde ir. “Somos seis pessoas, todos nós somos trabalhadores da terra, e ainda tem meu tio, idoso, vítima de derrame, que é pescador profissional aposentado. Aqui, temos nossa criação de animais e nossas plantações, aqui é nosso lar, mas estamos sendo obrigados a deixar tudo para trás”, desabafa.

De acordo com a Justiça, a área de aproximadamente 11 hectares é de propriedade da União. Na ação desta manhã, uma das construções levantadas pela família foi demolida. 

A 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal emitiu nota em que afirma que presta apoio à na execução do mandado judicial expedido pela 1ª Vara Federal da Justiça Federal de Corumbá, que trata de retomada de área de responsabilidade do Exército na região de Porto Morrinho.

A nota explica ainda que os atuais ocupantes já haviam sido notificados pelo Exército Brasileiro a se retirarem do local, tendo em vista que a área é de propriedade da União.

Destaca ainda que o cumprimento do referido mandado “trata-se de uma decisão judicial e não de um ato discricionário do Exército Brasileiro, e será executado dentro dos termos da legislação vigente”.