Extremos: Mato Grosso do Sul tem alerta de perigo para tempestade e baixa umidade do ar

A previsão indica alerta de tempestade no Pantanal e centro-norte de MS e baixa umidade do ar no leste do Estado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
céu
Céu com nuvens em Campo Grande (Nathalia Alcântara, Midiamax)

A partir desta quarta-feira (2), a variação do tempo em Mato Grosso do Sul deve ficar mais acentuada e, nos lados opostos do Estado, as condições meteorológicas estão diferentes. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou alerta de perigo para o tempo seco no leste de MS. Por outro lado, também foi emitido alerta de perigo para tempestades, mas nas regiões do Pantanal e centro-norte do Estado.

Os alertas foram publicados na tarde de hoje. Conforme divulgado, nos locais onda há alerta para tempestade, pode ocorrer chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo.

Já nos locais de baixa umidade do ar, vale lembrar a importância de cuidar da saúde, pois a umidade deve ficar abaixo dos 20%, oferecendo risco à saúde.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a umidade ideal para a saúde dos seres humanos deve estar entre 50 e 60%. Por isso, quando o índice fica entre 21% e 30%, é decretado o estado de atenção.

Apesar das diferenças do tempo no Estado, com chuva e tempo seco, uma condição do clima é padrão em todo o território de Mato Grosso do Sul: a onda de calor.

Também hoje, o Inmet publicou alerta de perigo para onda de calor. Com isso, as temperaturas devem ficar pelo menos 5ºC acima da média. Veja o mapa:

Temperaturas e chuva

Mato Grosso do Sul enfrenta mais um dia de calor intenso nesta quarta-feira (2), com temperaturas chegando a 43°C. Contudo, a mudança no tempo pode amenizar o calorão na maioria do Estado.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), está prevista tempestade a partir do período da tarde. A chuva deve atingir grande parte do Estado, com maior intensidade na região sul.

Campo Grande amanhece com mínima de 25°C e máxima será de 37°C, com aumento de nebulosidade. Em Dourados, a mínima é de 24°C e máxima de 38°C. Em Ponta Porã, a mínima é de 24°C e máxima de 37°C.

Na região pantaneira e sudoeste, Corumbá e Porto Murtinho, a mínima varia de 22 a 24°C e a máxima de 40 a 44°C. Ao Norte e Bolsão, Coxim e Paranaíba, as mínimas variam de 25 a 26°C e máxima de 39°C.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Conteúdos relacionados

UFMS Campo Grande