Nesta segunda-feira (5), 40 mil residências de amanheceram sem elétrica. O montante representa 10% dos clientes da na Capital, que além da falta de luz, se assustaram com o barulho, fogo e clarão causados pela explosão.

A subestação Progresso pegou fogo após uma pessoa invadir o local para tentar furtar fios. Ele foi eletrocutado com cerca de 130 mil kilovolts, nível de alta tensão. O valor representa mais de 130 mil vezes a tensão da rede de uma residência de 220 volts.

O diretor de operações da Energisa, Helier Fioravante, afirma que todos os clientes tiveram a energia restabelecida por volta das 6h30 e não há chance de nova queda de energia. “Temos backups e estações móveis para esse tipo de situação”, afirma.

O representante da Energisa ressalta ainda sobre cuidados com a segurança. “A subestação é um ambiente altamente monitorado, onde só entram pessoas com experiência. É muito importante se atentar à segurança, principalmente de locais com alta tensão de energia”.

Pessoa morreu eletrocutada

A identificação do corpo será investigada pela Polícia Civil. A perícia compareceu ao local. Inicialmente, foi identificado que a pessoa morreu eletrocutada e foi carbonizada.

O acidente causou um curto-circuito, com incêndio por volta das 4h30 desta madrugada. Os moradores chegaram a ficar temporariamente sem energia, mas abastecimento foi normalizado após 2h.